Lula se une a líderes das Ilhas Cook, Vietnã, Austrália etc. como convidado do G7

Presidente brasileiro desembarcou no Japão antes do previsto. Petista participará do "segmento de engajamento externo da Cúpula do G7"

O presidente Lula (PT) chegou a Hiroshima, no Japão, para participar do segmento de engajamento externo da Cúpula do G7, ao lado de líderes de nações convidadas como as Ilhas Cook, Vietnã, Austrália, entre outros. O “engajamento externo” é uma série de encontros paralelos à cúpula, fora da agenda oficial.

O G7 é o grupo das sete economias mais poderosas do mundo e inclui Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá. A formação do grupo leva em conta o tamanho da economia, mas também a influência dos países e nível de abertura das economias, por isso exclui países autoritários como a China.

Este ano vão participar como convidados os líderes da Índia, Indonésia, Austrália, Ilhas Cook, Comores, Coreia do Sul, Vietnã. Também foram convidados, como é de praxe, representantes das Nações Unidas, do Fundo Monetário Internacional (FMI), do Banco Mundial, da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), da Agência Internacional de Energia, da Organização Mundial de Saúde (OMS), da Organização Mundial do Comércio(OMC) e da União Europeia.

A comitiva presidencial brasileira chegou ao país asiático antes do previsto, no início da tarde desta quinta-feira (18), correspondendo à madrugada de sexta-feira (19) no horário local.