Evandro e Arthur são eliminados no vôlei de praia em Paris
Dupla brasileira, que não tinha perdido um set na Olimpíada, caiu para os suecos que lideram o circuito mundial
A dupla de vôlei de praia Evandro e Arthur foi eliminada dos Jogos Olímpicos de Paris, após derrota por 2 a 0 para os suecos Hellvig e Ahman. A partida foi disputada pelas quartas de final na Arena da Torre Eiffel. As parciais foram de 21 a 17 e 21 a 16.
Em nenhum momento da partida os brasileiros ficaram à frente dos suecos no placar. Não à toa, os adversários lideram o ranking do circuito internacional, além de terem conquistado o vice-campeonato do mundo em 2023 e ganharam dos brasileiros pela sexta vez.
Nos primeiros minutos, os suecos abriram uma vantagem de três pontos. O último obtido em um rali de 18 segundos, que terminou com um bloqueio de Hellvig. A pressão aumentou e, em uma jogada rápida, fizeram uma virada de segunda que os possibilitou chegar no quarto ponto.
O primeiro ponto brasileiro veio na sequência, com Evandro explorando o alto bloqueio sueco. Ao longo da partida, essa foi uma estratégia bastante utilizada pela dupla brasileira, a exemplo dos saques forçados, o que, inclusive, deu a chance ao Brasil de se aproximar no placar, fazendo o segundo ponto.
Novo saque forçado dificultou o passe da dupla sueca, que teve de passar a bola para o lado brasileiro. Explorando novamente o bloqueio sueco, a dupla brasileira fez seu terceiro ponto.
Em nova tentativa de saque forçado, o Brasil cometeu o primeiro erro de saque, deixando o placar em 5 a 3. A diferença ficou entre dois e três pontos, até que, em um bloqueio de Hellvig, a vantagem aumentou para 13 a 9.
Pouco depois, em nova tentativa de passar a bola de segunda pelos suecos, Arthur antecipou e consegui passar para Evandro pontuar com uma cortada a queima roupa.
O Brasil manteve os saques forçados, mas a eficiência defensiva dos suecos não deu chance aos brasileiros, na busca por se aproximar no placar.
Diante da situação, Evandro e Arthur buscaram fazer algumas variações de ataque, entre bolas cortadas e colocadas. A situação, no entanto, não pôde ser revertida em meio a erros de saque e falhas de ataque pelo lado brasileiro.
Com um ponto de bloqueio, os suecos iniciam a reta final do primeiro set fazendo 19 a 15. O Brasil ainda fez uma jogada de efeito, após saque forçado de Evandro voltar direto ao campo brasileiro, e o próprio subir para cortar de primeira.
A ótima jogada, no entanto, não evitou a derrota brasileira no primeiro set, em novo erro de saque finalizando o set em 21 a 17 para os suecos.
Segundo set
A exemplo do primeiro set, a dupla sueca começa o segundo em ritmo forte, abrindo dois pontos de vantagem, com uma pancada de Hellvig. Após um erro de saque para cada dupla, Hellvig vira uma bola fazendo 4 a 1.
Com muita conversa entre a dupla, os brasileiros melhoram, colando nos suecos em 5 a 4, após erro de ataque de Hellvig. No entanto, os adversários voltam a dominar a partida e, com um ponto de saque, ampliam a vantagem para quatro pontos, fazendo 10 a 6.
O Brasil tentou esfriar o jogo, com pedido de tempo, mas a situação não mudou e a Suécia chegou a 11 a 7. Com um novo erro de recepção de saque, os brasileiros viram os suecos chegarem a 15 pontos, enquanto tinha apenas 9.
Evandro e Arthur tentam um suspiro final, mas a experiência da dupla sueca consegue, com uma resposta ao saque forçado dos brasileiros, chegar ao 18º ponto.
Com uma bola colocada, a dupla sueca chegou aio matchpoint, fechando o segundo set logo em seguida em 21 a 16. Com a derrota, acabou a esperança brasileira de conseguir mais uma medalha no vôlei de praia masculino.
Como na quadra o Brasil também foi eliminado nesta terça, é a primeira vez, desde Atlanta 1996, que o país fica sem nenhuma medalha no volêi masculino, contando os dois tipos de piso.
(Com Agência Brasil)