Cruzeiro e Athlético-PR superam os argentinos e estão nas quartas da ‘Sula’

Com Corinthians e Fortaleza, a Copa Sul-Americana terá quatro de oito clubes brasileiros nas quartas de finais

A noite de quinta-feira (22) foi repleta de emoções, principalmente em Minas Gerais, pelas oitavas da Copa Sul-Americana. Cruzeiro e Athlético-PR fizeram valer a força do futebol brasileiro e despacharam os argentinos Boca Juniors e Belgrano.

No estádio Mineirão, em Belo Horizonte, o Cruzeiro tinha a dura missão de encarar o poderoso Boca Juniors em desvantagem – no jogo de ida, os argentinos ganharam por 1 x 0 –, mas as coisas foram simplificadas, até certo ponto, logo aos 15 segundos de jogo, após o lateral direito xeneize Advíncula entrar de forma dura em Lucas Romero e levar um merecido cartão vermelho direto. 

Mas mesmo com um a mais durante todo o jogo, os cruzeirenses não conseguiram se impor o suficiente para levar a classificação sem emoção. O time mineiro até obteve uma boa vantagem ao abrir o placar aos nove da primeira etapa com Matheus Henrique e ampliar aos 21 com Walace. A vitória por 2 x 0 garantia a vaga às quartas.

No entanto, em falha grotesca do goleiro Cássio aos 48 do primeiro tempo, os argentinos diminuíram o placar e, assim, o jogo se arrastou por toda a segunda etapa. Com o 2 x1 para os brasileiros, a partida foi decidida nos pênaltis.

Furtado, Matheus Henrique, Marlon, Dinenno e Álvaro Barreal converteram todas do lado do Cruzeiro. Pelo Boca, Rojo, Lema, Blanco e Figal cobraram bem e também fizeram as suas cobranças, mas Merentiel, o último batedor xeneize, simplesmente isolou a bola e garantiu a vaga às quartas para os brasileiros, que enfrentarão os paraguaios do Libertad. 

Belgrano e Athlético Paranaense

Também nesta quinta, o Athlético foi até Córdoba na Argentina enfrentar o Belgrano no estádio Mario Alberto Kempes. Os brasileiros levaram consigo uma boa vantagem, ao vencer os argentinos em Curitiba por 2 x 1.

Mesmo com o placar favorável e ver o zagueiro Lucas Esquivel ser expulso aos 21 do primeiro tempo, os paranaenses não deram chances ao Belgrano e venceram por 2 x 0, com gols de Gonzalo Mastriani aos nove e de Lucas Di Yorio aos 44 da segunda etapa. Nas quartas, os brasileiros enfrentam outro time argentino, dessa vez o Racing.