Empreendedores de Brasília encaram o ‘Shark Tank Brasil’ neste sábado

Programa mostra grandes investidores interessados ideias inovadoras

Um grupo de empreendedores de Brasília foi selecionado para participar do concorrido programa de TV Shark Tank Brasil para tentar convencer grandes empresários a investirem em um novo protetor urinário. O empreendimento é egresso do Cocreation Lab DF, com mentoria de membro da Multincubadora do CDT da Universidade de Brasília. O programa vai ao ar neste sábado (11), ao meio-dia, no canal do @Sharktankbrasiloficial, no Youtube.

Ana Clara Pova, da equipe de gestão do Polo Ipê Branco do Cocreation Lab DF explica que o projeto consiste em um protetor urinário masculino que faz a transformação do material biológico em gel. O público alvo é a pessoa acamada ou trabalhadores que precisam ficar muito tempo sem ir ao banheiro, como técnicos que fazem manutenção em redes de alta tensão e trabalham em cima dos postes ou torres de transmissão.

“O projeto foi mentorado por um profissional da Multincubadora, chamado Sérgio, que auxiliou em todo o processo de criação de negócio que acabou graduado no Cocreation Lab. Eles participaram do Campus Party e de um evento do Sebrae. Fizeram muito network e receberam propostas”, explica Ana Clara.

Para ela, significa muito ver um projeto egresso do Cocreation Lab em um programa com milhares de inscritos e pouquíssimos selecionados. “Para os empreendedores, a possibilidade de captação de recursos, de conseguir investidores e dar visibilidade ao projeto é enorme”, explica.

A Finatec é a propositora que representa o consórcio entre a UnB, o IFB, o Sebrae e a própria Finatec para trazer essa ação de pré-incubação para o Distrito Federal e o grande objetivo é isso: catalisar, no ecossistema de inovação, o surgimento de startups inovadoras que estão ligadas ao desenvolvimento tecnológico que também é resultado da universidade.“Essa parceria de sucesso cocriation DF com as instituições e a FAP DF foi muito importante. Foi um edital que viabilizou o funcionamento de cinco rodadas de pré-incubação com a formação de pelo menos 20 a 30 novas startups por rodada, várias delas já com sucesso no mercado, outras premiadas internacionalmente”, pontua Renata Aquino, diretora-secretária da Finatec.

Futuro

Professora da Faculdade de Tecnologia da Engenharia Civil e coordenadora dos Ipês Brancos da UnB, Michele Tereza Marques Carvalho, explica que o Cocreation Lab DF existe desde 2021 e já está na quinta turma. “É um sucesso. Temos um número grande de inscritos e a seleção de projetos é bem apertada. São dois cocriation no campus Darcy Ribeiro, um em São Sebastião, outro da UnB do Gama, dois no IFB e um na Biotic, em parceria com o Sebrae. São 60 projetos por turma, um total de 345 no total”

Quanto ao futuro do Cocriation Lab DF, Michele explica que o projeto com a Fundação de Apoio à Pesquisa termina este ano. “Estamos buscando apoio por meio de emendas parlamentares e da Secretaria de Inovação do DF. É nosso intuito que ele continue, pois é um projeto importante no contexto do DF”.