Distrito Federal ganha 115 novas empresas de economia criativa

Os números são resultado do programa de inovação desenvolvido em parceria pela pela FAP/DF, UnB, IFB e Finatec

O programa de pré-incubação de negócios, Cocreation Lab DF ajudou 115 empresas a saírem do papel, sendo uma turma em 2021 e duas em 2022. Cada vez mais sonhos estão se tornando realidade, e tais realizações aquecem e fortalecem a economia do Distrito Federal.

Os números são resultado do programa de inovação, desenvolvido em parceria pela pela FAP/DF, UnB, IFB e Finatec. Vale destacar que o programa é gratuito.

Durante todo o período de incubação, os projetos selecionados têm acesso a cinco meses mentorias individuais, workshops, conteúdos exclusivos e, principalmente, networking para colocar produtos e serviços inovadores no mercado.

Além das três turmas formadas, o programa também teve o primeiro edital voltado para arquitetos, em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAU/DF). A primeira turma inicia em janeiro de 2023, e o objetivo é gerar negócios que solucionem problemas mas comunidades do entorno do plano piloto.

“A taxa de microempreendedores que fecham as portas antes dos primeiros cinco anos é de quase 60%. Nossa metodologia, TXM Business, ajuda  a superar esses obstáculos comuns e transformar ideias criativas em empresas fortes, que irão permanecer no mercado por muito tempo”, explica o prof. Luiz Salomão Ribas Gomez, coordenador geral do Cocreation Lab DF.

Segundo levantamento do IBGE,  apenas 37,6% de empresas fundadas em 2014 estavam no mercado em 2019, após cinco anos.

As edições aconteceram em cinco polos: Campus Samambaia/IFB, Faculdade Gama da Universidade de Brasília (FGA/UnB), Universidade de Brasília Edifício CDT/UnB e Instituto Federal de Brasília – Campus São Sebastião.

Os últimos 45 projetos do ano serão apresentados nos próximos dias, numa maratona de pitches que irá premiar os vencedores com o valor total de R$ 30 mil, dividindo entre os três primeiros.