Volvo limitará em 180km/h a velocidade máxima de seus veículos a partir do ano que vem

A iniciativa faz parte do projeto de segurança Vision 2020 da sueca

Na nova geração de veículos, iniciada em 2015 com o SUV grande XC90, a Volvo estabeleceu um plano audacioso voltado para a segurança, o Vision 2020. O intuito é que ninguém morra ou seja gravemente ferido em qualquer veículo da marca. Agora, ela anuncia outra medida, a partir do ano que vem, os modelos da sueca terão velocidade limitada em 180km/h.

Segundo a montadora, uma pesquisa interna apontou três pontos de preocupação sobre segurança: excesso de velocidade, intoxicação e distração. A marca afirma que os dois últimos são mais complicados de combater, por causa da limitação da tecnologia embarcada, que ainda não consegue analisar perfeitamente esses casos.

O Vision 2020 prevê um limite de 180km/h a partir do ano que vem.

Na questão da velocidade, o problema, segundo a Volvo, é que acima de certos números a tecnologia de segurança no carro e o projeto de infraestrutura inteligente não são mais suficientes para evitar ferimentos graves e fatalidades em caso de acidente. E, por isso, na opinião da marca, os limites de velocidades precisam ser reavaliados.

Além de limitar as velocidades máximas, a empresa também está pesquisando uma maneira onde seja possível combinar tecnologia inteligente de controle de velocidade e geolocalização para limitar automaticamente as velocidades em torno de escolas e hospitais no futuro.