Nissan e UFSC projetam uso para a segunda via de baterias do elétrico Leaf

A Universidade está utilizando as baterias para armazenar energia para postes de iluminação

Florianópolis (SC) — Desde o ano passado, após o Salão do Automóvel de São Paulo, o mercado automotivo brasileiro passou a falar cada vez mais sobre veículos elétricos. De lá para cá, diversas marcas lançaram modelos 100% eletrificados e vários outros híbridos. Com a temática cada vez mais forte, fica uma preocupação, o que fazer com as baterias no futuro?

A Nissan, uma das montadoras que apresentaram modelos elétricos na mostra paulista, já está pensando no que fazer no futuro. Em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a marca planeja um uso diferente ao fim da vida das baterias. 

Uso diferenciado para as baterias do Nissan Leaf.

A Universidade já está utilizando baterias de Leafs antigos para alimentar postes de iluminação equipados com painel solar fotovoltaico. Este é mais um projeto desenvolvido como resultado do memorando de entendimento assinado pela japonesa e a UFSC, em 2018, que tem como objetivo estudar soluções futuras para as baterias usadas de carros elétricos.

Cinco postes de luz solar com baterias do Leaf começam a ser usados para iluminar parte do pátio do laboratório de Fotovoltaica da UFSC — Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar –, em Florianópolis, Santa Catarina. Eles são alimentados por uma combinação de painéis solares no topo e baterias do veículo elétrico na base.

Em cada poste, três baterias individuais alimentam cada poste.

Os painéis captam energia durante o dia, mesmo com tempo nublado, e armazenam em três “latas de sardinhas” (como os pesquisadores chamam as unidades individuais das baterias do Leaf). Ao anoitecer, sensores ativam as lâmpadas dos postes iluminando a área. 

O projeto pode, no futuro, ser utilizado em localidades de difícil acesso e sem energia elétrica. Segundo a montadora, a parceria com a UFSC vai de encontro à visão da marca para o futuro da mobilidade, a Nissan Intelligent Mobility, que tem como objetivo transformar a maneira como os carros são conduzidos, impulsionados e integrados à sociedade. 

Cada poste conta com um painel fotovoltaico para captar energia solar.

As soluções para dar novas formas de utilização às baterias dos elétricos buscam a interação dos carros com a infraestrutura das cidades. Para este novo estudo, a Nissan cedeu três novos conjuntos de baterias da primeira geração do Leaf para a Universidade, que se somam aos outros seis cedidos anteriormente. 

A instituição estuda outros usos para as baterias do Leaf, que são capazes, por exemplo, de se tornarem uma espécie de nobreak, armazenando energia para uso. Em 2018, durante o Salão do Automóvel, a Nissan utilizou as peças para iluminar parte do estande da marca durante a mostra. 

A UFSC instalou cinco postes com baterias do Leaf.

“O estudo reforça as diversas possibilidades de aplicação das baterias elétricas de segunda vida e une três pilares de nossas pesquisas, que são a mobilidade elétrica, a energia solar e o armazenamento de energia”, comenta o professor Ricardo Rüther, coordenador do Laboratório de Fotovoltaica da UFSC.

Viagem a convite da Nissan

UFSC ilumina poste com baterias do Nissan Leaf.