Hyundai reformula motor turbo e apresenta nova geração da família HB20

Os compactos sul-coreanos chegam a partir de outubro, com três opções de propulsores

Comandatuba (BA) — Em 2016, a Hyundai resolveu entrar na onda dos pequenos motores turbinados e apresentou uma versão Turbo para o HB20 hatch e sedã. Há época, o propulsor de um litro sem injeção direta de combustível gerava apenas 105 cavalos, bem menos que o 1.6 aspirado. Com isso, o modelo não fez sucesso.

Agora, a sul-coreana resolveu apostar ainda mais nas caixas turbinadas, mas com um motor bem mais moderno. A marca acaba de apresentar a nova geração da família de compactos no Brasil e o novo propulsor turbo de 120 cavalos equipa muito mais versões. 

O sedã conta com opção de interior claro.

Como na geração anterior, são três configurações base, a hatch (HB20), a sedã (HB20S) e cross (HB20X). O design do compacto foi completamente atualizado, assim como a lista de equipamentos. Para a linha 2020, o HB20 parte de R$ 46.490 e vai até surreais R$ 81.290.

Além do novo motor, a marca atualizou as outras duas caixas e as manteve dentro da família. A 1.0 aspirada gera 80 cavalos e a 1.6 130. Os dois propulsores aspirados poderão ser equipados com transmissão manual ou automática. Já o turbinado, apenas com câmbio automático.  

Visual diferente

A carroceria foi toda remodelada.

A parte mais controversa do HB20 é o visual. Gosto é uma coisa bastante pessoal, mas volta e meia surgem algumas unanimidades, é o caso dos compactos. A Hyundai é conhecida por seus designs diferenciados e nos novos modelos não é diferente. 

A marca remodelou completamente a carroceria da família. A dianteira é a parte mais controversa. A grade frontal — que conta com três tipos diferentes — ficou muito diferente. A grande questão é que a peça deixa o carro “triste”, por parecer uma boca entristecida. 

O HB20S tem visual cupezado.

Os três modelos contam com visual frontal praticamente idêntico, mudando apenas o desenho interno da grade. O sedã adota um estilo mais cupê, com a linha do teto caindo em direção a tampa do porta-malas, deixando o visual bem mais moderno. O X, como um bom aventureiro, tem proteção nas laterais e nas caixas de rodas, além de rack de teto. 

Por dentro, a cabine foi completamente remodelada. Bancos, painéis, portas, todos contam com novo desenho. Além disso, a Hyundai adere a onda das telas flutuantes e, assim como diversos concorrentes, o display da central multimídia fica acima do painel e ele também conta com velocímetro digital. 

Novo turbinado

O motor turbo não equipa a versão aventureira.

Além do visual, a grande novidade é o motor turbo. Ao contrário do anterior, ele conta com injeção direta de combustível. Com isso, ficou mais potente. A nova caixa gera 120 cavalos e 17,5kgfm de torque, tanto na gasolina, quanto no etanol. 

Os outros motores, o 1.0 e o 1.6, foram recalibrados e estão mais potentes, com 80 e 130 cavalos, respectivamente. A transmissão é manual de cinco nos 1.0 e, manual de seis nos 1.6 e automático, também de seis velocidades, nos 1.0 turbo e nos 1.6.

Versões que não acabam

Novo Hyundai HB20X.

Para a nova geração do HB20, a Hyundai apresentou nada menos que 22 versões. São três tipos de carroceria, três motores, três câmbios, muitos equipamentos e alguns poréns. 

O primeiro deles é que apenas as versões mais caras contam com quatro airbags, as demais vem apenas com os dois obrigatórios por lei. Outro detalhe é o controle de tração e estabilidade, disponível somente a partir da Evolution 1.0 no sedã e no hatch, mas de série no aventureiro.

Velocímetro digital, mas só em algumas versões.

Pelo lado positivo, ele conta com itens inéditos para o segmento, mas apenas nas versões topo de linha. Entre os equipamentos de segurança, o HB20 vem com frenagem autônoma, que reconhece uma eminente colisão e ativa os freios automaticamente e alerta de mudança de faixa. 

A versão de entrada, a Sense 1.0, vem com direção elétrica, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, vidros dianteiros elétricos e som com conexão bluetooth e comandos no volante. A próxima, a Vision 1.0, acrescenta retrovisor e vidros traseiros elétricos, chave canivete e central multimídia com duas portas USB. 

O ar-condicionado é digital mas não é automático

A topo da 1.0, a Evolution, ganha sensor de estacionamento, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, painel de instrumentos e ar-condicionado digital e ajuste de altura e profundidade para o volante. 

A primeira opção com motor 1.6, a Vision, conta com todos os equipamentos da corresponde 1.0. Com câmbio automático, ela ganha controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, piloto automático e limitador de velocidade. 

A central multimídia não vem na versão de entrada.

Com motor turbo, a primeira versão é a Evolution, que vem com todos os itens da 1.0, acrescidos de faróis de neblina e rodas de liga leve diamantadas. A intermediária turbinada ganha airbags laterais, câmera de ré, acendimento automático dos faróis, chave inteligente, start/stop, borboletas no volante e retrovisores rebatíveis. 

A topo de linha, a Diamond Plus, acrescenta sistema de alerta e frenagem autônoma, monitoramento de pressão dos pneus, bancos em couro e alerta de mudança de faixa. 

O câmbio automático é de seis velocidades.

Com isso, os preços do hatch ficaram assim: Sense 1.0 (R$ 46.490), Vision 1.0 (R$ 50.490), Evolution 1.0 (R$ 53.790), Vision 1.6 MT (R$ 57.990), Vision 1.6 AT (R$ 62.790), Evolution 1.0 TGDI (R$ 67.190), Diamond 1.0 TGDI (R$ 73.590) e Diamond Plus 1.0 TGDI (R$ 77.990).

As versões do sedã acompanham a lista de equipamentos do hatch, com algumas diferenças. Ele parte da Vision 1.0 (R$ 55.390). A Evolution (R$ 58.390), ganha faróis de neblina em relação ao hatch. A Vision 1.6 MT (R$ 62.590) já tem controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa. 

O interior tem possibilidade de ser em marrom.

A Vision 1.6 AT (R$ 67.390), Evolution 1.0 TGDI (R$ 71.790), a Diamond (R$ 76.890) e a Diamond Plus (R$ 81.290) são idênticas as do hatch. 

A aventureira, a X, utiliza apenas o motor 1.6 com uma opção manual e outras quatro automáticas. A de entrada, a Vision (R$ 62.990), conta com controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa, mais todos os equipamentos do hatch e do sedã. 

Novo Hyundai HB20.

Assim como o sedã, as outras versões do aventureiro são idênticas — no quesito equipamentos — com o hatch. Dessa forma, os preços da X ficaram assim: Evolution (R$ 69.890), Diamond (R$ 75.190) e Diamond Plus (R$ 79.590).

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