Grupo Peugeot Citroën confirma produção de novos modelos no Brasil

O grupo francês irá investir mais de R$ 220 milhões para receber a plataforma CMP

O Grupo PSA, dono de marcas como Peugeot, Citroën e DS, vai investir mais de R$ 220 milhões na fábrica brasileira do conglomerado, em Porto Real, interior do Rio de Janeiro. O aporte anunciado foca no recebimento da novíssima plataforma global da empresa, a CMP. 

Com isso, a marca confirma a produção local de novos produtos, ainda sem definir quais. A plataforma modular tem grande flexibilidade e pode ser usada em veículos dos segmentos B e C, com hatches, sedãs e SUVs. Um exemplo de modelo da base são os novos Peugeot 208 e DS 3 Crossback, apresentados recentemente na Europa. 

Peugeot 208 2020 lançado na Europa na plataforma CMP.

O 208 pode ser o primeiro montado por aqui com base na nova plataforma. A marca ainda não confirma quais os modelos serão produzidos localmente, até porque, a planta Argentina do Grupo também está preparada para receber a plataforma CMP. Com isso, a expectativa se a francesa vai trazer o e-208, versão elétrica do modelo, é grande. 

“Esses novos investimentos confirmam o nosso compromisso com o cliente latino-americano que, em um futuro próximo, terá à sua disposição diversos outros modelos de produtos globais produzidos localmente pelo Groupe PSA. Nossa intenção é de lançar um novo produto por ano, por marca, na região, em linha com nosso plano estratégico”, afirma, Patrice Lucas, Presidente Brasil e América Latina do Grupo PSA.

Plataforma modular CMP do Grupo PSA.

Segundo o Grupo PSA, para a implantação dessas mudanças, o Polo Industrial Brasil terá uma parada técnica no final de 2019 que, somado ao período de férias coletivas já pré-estabelecidas para a unidade, fará com que as suas atividades produtivas fiquem suspensas entre início de novembro de 2019 e de janeiro de 2020.

Além disso, com o lançamento futuro de novos veículos baseados na CMP, a fábrica de Porto Real terá  flexibilidade ao produzir, simultaneamente, e na mesma linha de produção, modelos daquela nova e da atual plataforma, a BVH1.

DS3 Crossback 2020, também utiliza a plataforma CMP.