Experiência do Sebrae em planejamento estratégico é tema de painel

Diretor-técnico apresenta case institucional a gestores e executivos da Empresa Brasileira de Comunicação

Brasília – A experiência do Sebrae com o planejamento e a gestão estratégica foi o tema abordado pelo diretor-técnico Carlos Alberto dos Santos durante o workshop Tendências da Comunicação Pública ? Gestão Estratégica realizado nesta quinta-feira (7), em Brasília. A iniciativa da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) faz parte do processo de revisão do plano estratégico da empresa e reuniu executivos e gestores no Espaço Cultura EBC.

O diretor-técnico falou sobre Modernização da Gestão com o Processo de planejamento Estratégico ? Case Sebrae, depois de contextualizar os pequenos negócios e sua importância no Brasil. Segundo ele, o ambiente dos pequenos  negócios melhorou em função do aumento da renda, da maior escolaridade, do interesse da juventude em empreender e da maior participação feminina na atividade empresarial.

“No Brasil, hoje, há cerca de 13 milhões de micro e pequenas empresas, agricultores familiares e microempreendedores individuais para o Sebrae se relacionar?, disse Carlos Alberto. Esse público e a presença do Sebrae em todo o País dão a medida da importância de se planejar estrategicamente a instituição, com objetivos e metas bem definidas e viáveis, por meio de um processo participativo, com o engajamento dos colaboradores.

?A missão do Sebrae é algo realístico e dialoga com o modelo de financiamento da instituição?, disse o diretor Carlos Alberto, que falou ainda sobre o índice de aplicabilidade dos produtos do Sebrae, os sistemas de gestão e de monitoramento estratégicos, além da gestão orçamentária alinhada à estratégica institucional.

?Tudo isso só tem efeito porque depende de pessoas competentes, com conhecimentos, habilidades e atitudes, que envolvem cultura e valores?, disse Carlos Alberto, ao explicar também o desdobramento da estratégia com as metas de desempenho, indicadores e remuneração variável. Carlos Alberto dividiu o painel com o presidente do Conselho de Administração da Gerdau, Jorge Gerdau, que abordou A Importância da Gestão da Estratégia. Por que planejar?, e com a diretora da NCS Design, Ângela Carvalho, que falou sobre Imagem Corporativa: Estratégias e Comunicação.

Mais informações:

Assessoria de Imprensa Sebrae

(61) 3243-7851

(61) 3243-7852

(61) 2104-2768

(61) 2104-2770

imprensa@sebrae.com.br