Brasil Original será ação permanente

Lojas do projeto em 10 cidades-sede durante a Copa do Mundo faturaram R$ 2,1 milhões e comercializaram mais de 141 mil itens.

Brasília – A venda de artesanato brasileiro nas lojas Brasil Original vai continuar, mesmo com o fim da Copa do Mundo FIFA 2014. O sucesso do projeto durante o evento, motivou o Sebrae a dar continuidade à ação. A instituição está registrando a marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e ela poderá ser usada pelas unidades estaduais do Sebrae em lojas conceito temporárias.

?O Brasil Original não terminou com a Copa do Mundo. Nossa ideia é continuar com ações de promoção comercial do artesanato brasileiro em todo o país usando a marca. Vamos fazer uma grande loja no Rio de Janeiro durante as Olimpíadas e as unidades estaduais do Sebrae vão poder dar continuidade à estratégia em showrooms temporários no Natal, no Dia das Mães e em datas que o comércio está mais aquecido?, afirma Juarez de Paula, gerente da Unidade de Atendimento de Comércio e de Serviços do Sebrae.

Na manhã desta quarta-feira, o Sebrae anunciou que os pequenos negócios faturaram R$ 570 milhões com o Copa do Mundo FIFA 2014 durante o Seminário de Entrega dos Resultados do Programa Sebrae 2014. As lojas Brasil Original, montadas em 10 cidades-sede da competição, receberam mais de 600 mil visitantes, venderam mais de 141 mil itens e faturaram R$ 2,1 milhões. ?O projeto foi um sucesso. O importante não é só o resultado da venda, que foi muito bom. O Brasil Original é uma estratégia de comercialização. Estamos formando um público consumidor e reposicionando o artesanato com produtos de qualidade com alto valor agregado e com a identidade cultural brasileira?, ressalta Juarez de Paula.

Manaus, Natal, Recife, Salvador, Fortaleza, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre receberam lojas do Brasil Original em locais de grande fluxo de público, preferencialmente em shoppings center. Em Brasília, o showroomfoi montado no ParkShopping e recebeu 257 mil visitantes, comercializou 15 mil itens e faturou R$ 460 mil. ?A escolha do espaço, na praça central do shopping, colaborou para o sucesso da loja. Além disso, foram apresentados produtos com inserção de design e inovação, tornando-os diferenciados e mais competitivos para os consumidores no mercado local e nacional?, afirma Maria Auxiliadora Franca, gerente da Unidade de Comércio do Sebrae-DF.

Outro destaque foram as lojas de Salvador, com um faturamento de R$ 363 mil, Belo Horizonte (R$ 307 mil) e Rio de Janeiro (R$ 214 mil). ?A loja foi montada com mais de 1,2 mil peças artesanais diferentes, atendemos cerca de 400 artesãos e comercializamos quase 11 mil produtos. Dentre o público, tivemos tanto turistas, nacionais e estrangeiros, quanto moradores de Belo Horizonte. Esse retorno confirmou a ideia de que a loja Brasil Original deveria ficar para sempre?, afirma Sabrina Campos Albuquerque, analista técnica do Sebrae Minas Gerais.

O projeto foi concebido originalmente pelo Sebrae para aproveitar os grandes eventos de visibilidade nacional e internacional como forma de estimular o desenvolvimento do artesanato brasileiro por meio da inovação, competitividade e acesso a mercados. A estratégia é elevar o patamar de qualidade do artesanato brasileiro e, ao mesmo tempo, buscar a melhoria da percepção e o valor do artesanato brasileiro pelo mercado.

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