Brasil avança em ranking que avalia facilidade de fazer negócios em um país

Pela primeira vez em 16 anos, Brasil superou todos os países da América Latina neste aspecto

O Brasil avançou do 125º ao 109º lugar no ranking do Banco Mundial que avalia a facilidade de fazer negócios em 190 países. Pela primeira vez em 16 anos, o Brasil fez seu maior número de reformas e superou todos os países da América Latina neste aspecto.

O relatório cita quatro reformas como essenciais para o resultado positivo brasileiro: introdução de certificados digitais para importação, aprimoramento do acesso ao crédito, criação de sistema online para facilitar abertura de empresas e adoção de sistema eletrônico para gestão do fornecimento de energia.

O diretor do Banco Mundial no Brasil, Martin Raiser, avalia que as reformas foram importantes para a eliminação de obstáculos enfrentados por empreendedores. “O Brasil deixou claro o seu compromisso em melhorar o ambiente de negócios para as pequenas e médias empresas.”

Outros países da América Latina e Caribe avançaram no ranking, como Bahamas, El Salvador, Paraguai e Peru.

Apesar do bom resultado, o Brasil ainda está atrás de países da mesma região como México (54ª posição), Colômbia (65ª posição) e Costa Rica (67ª posição). (Com informações da FolhaPress)