Micro, pequenos e médios empresários esperam faturamento maior em 2019

De acordo com pesquisa da Boa Vista SCPC, os empresários desses portes têm expectativa de faturar mais no próximo ano

Houve uma melhora do otimismo entre micro, pequenos e médios empresários em relação ao faturamento para o próximo ano, de acordo com a pesquisa ‘Perspectivas Empresariais’, da Boa Vista SCPC, realizada no terceiro trimestre deste ano.

Do total de entrevistados, 54% dos médios empresários acreditam que terão um faturamento maior em 2019. No mesmo período do ano passado, o índice era de 40%. Em relação aos micro e pequenos empresários, em 2018, 42% esperam faturar mais — em 2017, apenas 35% dos empresários desses portes previam uma melhora.

Com o recorte de setor de atividade, a pesquisa aponta que os mais otimistas com relação ao faturamento são os empresários do setor de Serviços: 48% dos entrevistados deste segmento esperam faturar mais no ano que vem. A Indústria também registrou alta no otimismo, passando de 40% para 42%. Já o setor de Comércio permaneceu estável em relação ao ano passado, com 42%.

Os empresários pesquisados também se mostraram otimista em relação aos investimentos para 2019: 35% dos microempresários preveem investir mais no próximo ano; o índice é de 38% entre os pequenos empresários e de 35% para os donos de médias empresas. Nos setores de Serviço e da Indústria, são esperados bons investimentos para o ano que vem. O setor de Comércio vai na contramão do otimismo dos outros dois segmentos, se mantendo praticamente estável em relação ao que se esperava para este ano.

Inadimplência e endividamento

Os mais pessimistas em relação à inadimplência do negócio para o ano que vem são os donos das grandes empresas: 49% acreditam no crescimento da inadimplência. Já 50% das médias, 40% das pequenas e 32% das microempresas acreditam que ficará igual a 2018.

Por segmento, os mais pessimistas com a inadimplência — ou seja, quando não é possível pagar as dívidas em dia — estão na Indústria (33%), seguido pelo Comércio (26%) e Serviços (28%).

Já em relação ao endividamento — quando a receita mensal cobre a dívida para aquele mês — a percepção é mais otimista para 2019. Entre os microempresários, 38% acreditam em um endividamento menor. Nas pequenas empresa o índice é de 34% e nas médias, 43%. De acordo com a pesquisa, 30% das grandes empresas esperam uma diminuição no endividamento.

Por setor, a expectativa de que o endividamento caia é de 40% para a Indústria, 43% para o Comércio e 30% para os Serviços.