BMW e Jaguar Land Rover anunciam colaboração em tecnologias eletrificadas

As duas empresas irão partilhar inovações elétricas

Os grupos BMW e Jaguar Land Rover (JLR) confirmaram que estão unindo forças para desenvolver novas unidades motrizes elétricas das duas marca. A colaboração aponta para um apoio avançado sobre tecnologias de eletrificação, necessárias para a consolidação de um futuro em que os serviços compartilhados estejam cada vez mais presentes.

Segundo os dois grupos, as montadoras compartilham a mesma visão estratégica de tecnologias de motorização elétrica, sustentável e voltada para o futuro. A BMW possui uma boa experiência no desenvolvimento e produção deste tipo de veículo.

Jaguar I-PACE, primeiro elétrico da marca inglesa.

Já a JLR acaba de entrar nesse universo com o Jaguar I-PACE e com o anúncio de que toda a linha será eletrificada a partir de 2020, com modelos híbridos, de leves a plug-ins. A base da parceria será a quinta geração de motriz elétrica da BMW (Gen 5), que será apresentada ano que vem no iX3, SUV totalmente elétrico da marca.

A unidade elétrica Gen 5 será o sistema de propulsão no qual as gerações subsequentes lançadas em conjunto com a JRL serão baseadas. De acordo com as empresas, a parceria permitirá que o Grupo BMW e a Jaguar Land Rover aproveitem o uso eficiente dos recursos para o desenvolvimento compartilhado de futuras tecnologias e de planejamento de produção, bem como proporcionará economia de escala em compras conjuntas.

BMW i3, um dos veículos eletrificados da BMW.

Uma equipe de especialistas da BMW e da JLR, sediada em Munique, na Alemanha, terá a tarefa de desenvolver ainda mais unidades da geração Gen 5, com a produção das transmissões elétricas por cada parceiro em suas próprias instalações de fabricação. Ambas as empresas procurarão adequá-las aos seus próprios projetos específicos.