XCMG apresenta o caminhão leve elétrico E3-10T no Brasil

Produzido na China, o modelo de 10 toneladas de peso bruto total tem possibilidade de ser fabricado por aqui

A XCMG (Xuzhou Construction Machinery Group), montadora chinesa de veículos pesados para os setores de mineração, agronegócio e rodoviário, apresenta o primeiro caminhão leve da marca no Brasil, o E3-10T, modelo de peso bruto total (PBT) de 10 toneladas de capacidade e totalmente elétrico. Já disponível, o modelo parte de R$ 450 mil.

Segundo a empresa, diante da demanda gerada por operadores de logística e empresas com frota própria, e que atuam fortemente com políticas de ESG, os caminhões leves, que geralmente atuam nas entregas urbanas de “last mile” (última milha, em tradução livre), têm aumentado sensivelmente as vendas de versões elétricas.

Visando este segmento, e com a vantagem de apresentar uma rede de concessionários com 45 pontos de vendas e assistência técnica no Brasil – pois já comercializa outros tipos de veículos comerciais no país, como guindastes –, a XCMG investe pesado na eletrificação da logística do transporte de cargas no país, com uma linha diversificada de modelos elétricos, com caminhões que vão de 10, como o lançado agora, até 80 toneladas.

“Teremos uma linha 100% elétrica com várias novidades. Mas, indiscutivelmente, esse modelo de 10 toneladas será o nosso principal produto. Além disso, estamos programando as primeiras entregas ainda para este ano”, aponta Ricardo Senda, head de veículos elétricos da XCMG.

O pequeno caminhão é equipado com um motor de 270 cavalos e 112,1kgfm de torque, tem 10 toneladas de PBT, com 6.480kg de carga útil, e bateria de capacidade máxima de 107kWh, o que garante uma autonomia de até 250 quilômetros, a depender da rota e da carga. Segundo a marca, o preço é outro argumento forte de vendas para o modelo.

Focado no “last mile” e enquadrado na categoria de VUC (veículo urbano de carga), o comprimento total do E3-10T é de 6.065mm. A recarga da bateria pode ser realizada com carregador tipo 2 e tomadas de corrente alternada de 11kW (AC) e contínua (DC).