Volvo inicia testes de caminhões pesados 100% elétricos no Brasil
Com um FM Electric, a marca coleta as primeiras impressões de transportadoras em diferentes regiões do país
A Volvo Trucks inicia os primeiros testes de um caminhão pesado totalmente elétrico no Brasil, com o FM Electric. O modelo servirá de base para a marca coletar as primeiras impressões de transportadores de diferentes regiões do país.
“Conforme anunciado na última Fenatran, estamos colocando veículos em empresas de transporte com operações regulares no Brasil, para que os frotistas sintam os benefícios e os avanços de nossa tecnologia. Os relatos têm sido muito positivos. Além da ausência total de emissões, os transportadores constatam também grande eficiência energética, inexistência de ruído, baixíssima vibração e alto conforto para o motorista”, aponta Wilson Lirmann, presidente da Volvo América Latina.
As viagens estão sendo feitas por transportadores de vários setores e em diversas regiões do país. O objetivo é entender as expectativas e demandas dos potenciais clientes, além de coletar dados técnicos nas diferentes aplicações.
“Iniciaremos nossa jornada da transformação do transporte pesado no Brasil em aplicações específicas, para gradualmente expandir a tecnologia a outros segmentos”, explica Alan Holzmann, diretor de estratégia e planejamento de produto caminhões da Volvo.
As rotas misturam trechos urbanos e de rodovias, obedecendo às condições reais das demandas de cada transportador. Na maioria das vezes, os veículos fazem embarque nas unidades produtoras e levam a carga para centros de distribuição ou ao destino final. Colocando os caminhões à prova nas aplicações típicas em que rodarão.
O FM Electric tem potência de 490kW, o equivalente a 666 cavalos, com opções de peso bruto total combinado de até 44 toneladas. Ele pode ser equipado com três motores elétricos e até seis baterias (540kWh). A autonomia é de até 300km e o carregamento leva de 1h30 até 8h, dependendo da quantidade de baterias e tipo de carregador.
O FM Electric tem freios de regeneração que recuperam a energia nas frenagens e suspensão a ar em todos os eixos. O modelo tem baixíssimo nível de ruído, tornando-o uma alternativa para aplicações próximas a áreas residenciais. Sem emissões de gases, pode ser utilizado em ambientes fechados como galpões e armazéns.