Volvo do Brasil e Marcopolo exportam ônibus para a Guatemala

Ao todo, 30 veículos foram vendidos para o sistema de transporte da capital guatemalteca

A Volvo do Brasil e a Marcopolo embarcam 30 ônibus para a Guatemala. Os veículos utilizam chassi B270F com carroceria Torino e operarão no corredor que liga a capital guatemalteca à cidade de Santa Catarina Pinula. Este é o segundo grande negócio entre as empresas e o país da América Central.

O B270F Torino utiliza motor de 270 cavalos e permite o transporte de 62 pessoas, sendo 33 delas sentadas. Os ônibus possuem câmeras de monitoramento interno e externo, poltronas estofadas, sistema inteligente de renovação do ar, dentre outros.

Os modelos servirão para o novo corredor de transporte rápido da região, o Transpinula, que ligará a cidade de Santa Catarina à linha do Transmetro, o BRT da Cidade da Guatemala. Os ônibus contam com embarques em nível, feitos por meio das plataformas do sistema. 

“A inauguração do corredor é o primeiro passo para um novo sistema de transporte em Santa Catarina Pinula. Vencer a licitação, fornecer com exclusividade os ônibus e participar do começo dessa transformação é muito relevante para a Volvo, uma marca com longa tradição e experiência em sistemas integrados de transporte de passageiros”, afirma Alexandre Selski, diretor de vendas estratégicas da Volvo Buses na América Latina. 

A comercialização dos 30 novos veículos para o Transpinula se soma a vendas recentes da Volvo para cidades da Guatemala. Em setembro, foram 20 articulados modelo B340M para o BRT da capital. Com as novas entregas, a sueca somará 58% de participação na frota de veículos pesados da cidade, uma das maiores metrópoles da América Central. Ao todo, o Transmetro transporta mais de 400 mil passageiros por dia.