Volvo do Brasil apresenta o chassis de ônibus rodoviário B510R

Previsto para 2023, o novo modelo será o mais potente do país e faz parte de uma linha recém lançada na Europa

A Volvo apresenta, no Brasil, o B510R, chassis de ônibus rodoviário que chega em 2023 ao país para ser o mais potente por aqui. O modelo faz parte de uma linha recém apresentada na Europa e utiliza um poderoso motor de 13 litros com emissões nível Euro 6.

Segundo a marca, diversos aprimoramentos tornaram o chassi ainda mais conectado, seguro e ambientalmente correto que seus antecessores. O motor e a caixa de câmbio são novos e os mesmos que equipam o consagrado FH, o caminhão mais vendido do país.

O novo motor de 13 litros possui a tecnologia Common Rail, que consegue maior pressão de injeção de combustível, fazendo com que a queima seja perfeita, gerando maior eficiência energética. Ele conta também com a tecnologia de aceleração inteligente Volvo, que entrega torque na medida exata para o melhor desempenho, com máxima economia. 

Outro aperfeiçoamento é a bomba de água eletrônica e um compressor de ar que desacopla quando não está trabalhando, trazendo um resultado ainda melhor. Além disso, os ventiladores do radiador e do intercooler são elétricos e só são ligados, parcial ou totalmente, quando é necessário, reduzindo a perda mecânica e hidráulica.

Pela primeira vez em um modelo da marca, há separação entre o radiador de água e o intercooler, o que garante uma menor perda térmica. O desenho criativo feito pela engenharia da sueca permite que o compartimento do motor mantenha temperaturas mais estáveis, fazendo com que o óleo tenha maior vida útil, proporcionando um intervalo de troca de fluídos de mais de 100 mil quilômetros, 30% a mais do que na geração anterior.

As inovações chegaram também ao posto de trabalho do motorista, com um novo painel de instrumentos totalmente digital, o mesmo dos caminhões FH, com mais de 90 funções. O motorista pode customizar três modos de visualização dos instrumentos, dependendo das informações que desejar priorizar.

O volante de couro é novo e o condutor tem agora os controles do piloto automático e do computador de bordo sem a necessidade de mover as mãos, podendo inclusive atender o telefone pelo sistema Bluetooth sem tirar a visão da estrada.

Os novos chassis também têm alternadores eletrônicos. Conectados entre si, eles têm vida útil maior e uma melhor eficiência de carregamento de bateria. Outra mudança ocorreu na arquitetura eletrônica, chamada Multiplex 3. Ela é totalmente nova, garantindo maior velocidade de dados e ainda maior eficiência no encarroçamento dos chassis.

Como de costume da marca, o foco em segurança é grande. A família B510R tem um freio motor ainda mais capaz, com 510 cavalos de potência (30% maior que a versão anterior). Ele ainda conta com Sistema de Segurança Ativa (SSA), Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP) e freios a disco com controle eletrônico EBS de 5ª geração. 

Nessa geração de chassis, o SSA está habilitado também para carrocerias com para-brisa bipartido. Além disso, estão presentes todos os avanços recentes em segurança, como avisos de colisão frontal com frenagem de emergência e de mudança de faixa, sinal de alerta no para-brisa, piloto automático adaptativo e o assento vibratório.