Volvo desiste dos planos de ser totalmente elétrica até 2030

Por enquanto, a sueca abdica da ideia e continuará a produzir modelos híbridos plug-in e híbridos clássicos

Há um bom tempo, a Volvo divulga que comercializará apenas veículos puramente elétricos até 2030 em todo o mundo. No entanto, a sueca resolveu revisar os planos e informa que não seguirá com a intenção de ser totalmente elétrica até o fim da década, mas que ainda será, só sem uma data específica. 

A nova posição da montadora é que ela se tornará totalmente elétrica quando os mercados estiverem favoráveis e os consumidores prontos. Algo que pode acontecer antes de 2030 ou em momento algum. Segundo a sueca, um dos motivos para esta mudança de estratégia deve-se a diversos fatores externos mundo afora.

A Volvo afirma que começa pela estrutura de pontos de carregamento não ter avançado tão rápido como o esperado. Somado a isso, políticas locais e impostos de importação de veículos elétricos também contribuíram para esta reavaliação. A marca reforça a necessidade de políticas governamentais mais fortes e estáveis, em prol da eletrificação.

“Estamos convictos na nossa crença de que nosso futuro é elétrico. Um carro elétrico proporciona uma experiência de direção superior e aumenta a possibilidade de utilização de tecnologias, oferecendo uma melhor experiência aos clientes. De qualquer forma, está claro que a transição para eletrificação não será linear, pois os consumidores e os mercados se movem em diferentes velocidades. Somos pragmáticos e flexíveis, enquanto mantemos nossa posição de liderança na indústria em eletrificação e sustentabilidade”, afirma Jim Rowan, CEO mundial da Volvo Cars.

Atualmente, a marca tem cinco modelos elétricos em seu portfólio e outros cinco em desenvolvimento. Ela afirma que a eletrificação total da gama de produtos segue sendo um pilar fundamental e que se tornar uma montadora totalmente elétrica segue sendo meta a longo prazo, assim como atingir a emissão zero de gases de efeito estufa até 2040.

A Volvo almeja alcançar a marca de, pelo menos, 90% das vendas serem provenientes de carros eletrificados, o que significa um balanço entre modelos elétricos e híbridos plug-in. Os 10% restantes seriam alguns modelos híbridos clássicos, que a sueca não comercializa no Brasil.

Em todo o mundo, há a expectativa de que o percentual de vendas de veículos eletrificados (elétricos e híbridos de todos os tipos) supere os 50%. E a Volvo pontua que está pronta para ser totalmente elétrica mesmo antes de 2030, mas que ainda depende de fatores externos favoráveis.

Além disso, a Volvo afirma que, no segundo trimestre deste ano, 26% das suas vendas em todo o mundo foram de modelos elétricos. No Brasil, este número é ainda maior, superando os 50% das comercializações. Por aqui, a marca conta com três elétricos e dois híbridos. 

“A Volvo Car Brasil foi uma das primeiras operações do mundo a decidir ter uma gama de produtos 100% eletrificados. Todos os modelos vendidos no país são elétricos ou híbridos plug-in. Desde o lançamento do EX30, superamos a marca de 50% das vendas de produtos elétricos. Nosso propósito no país segue o mesmo, de respeitar o desejo e o tempo do cliente na migração para a nova tecnologia, além de seguirmos trabalhando para romper as barreiras do carro elétrico, seja através de produto, infraestrutura de recarga ou geração de conhecimento sobre o tema”, exalta Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil.