Volvo confirma EX90 e um novo SUV elétrico compacto para o Brasil
Os dois utilitários chegam ao país em 2024 e, ainda sem data definida, terão as pré-vendas abertas até o fim deste ano
São Paulo (SP) – Em 2021, a Volvo anunciou que, a partir de então, passaria a comercializar apenas veículos eletrificados no Brasil (híbridos ou 100% elétricos). A sueca foi a segunda marca a tomar esta atitude no país – desde 2018 a Lexus só vende modelos híbridos por aqui – e, desde então, expande o portfólio de eletrificados no mercado brasileiro.
As próximas novidades da marca já estão planejadas. Durante o Volvo Summit Brasil 2023, a sueca confirmou que o novíssimo EX90 (meio que uma versão 100% elétrica do XC90 lançada na Europa no fim de 2022) chega por aqui em 2024 e que a pré-venda inicia ainda neste ano.
Por enquanto, a montadora não revelou nenhuma outra informação sobre o utilitário que será o modelo topo de gama da sueca no Brasil. Nem as datas exatas de quando ele chega ou de quando a pré-venda inicia, foram reveladas.
Na Europa, o EX90 conta com um sistema elétrico de 380kw, o que gera bons 517 cavalos e impressionantes 92,7kgfm de torque. Para se ter uma ideia, o XC90 híbrido tem 455 cavalos e 72,3kgfm. Além disso, o sistema de baterias do elétrico tem capacidade de 111kWh, o que garante até 600 quilômetros de autonomia, no padrão WLTP, e recarga de 10 a 80% em menos de 30 minutos em um carregador DC.
Pegando como padrão o menor modelo 100% elétrico da marca, o XC40, é possível imaginar por quanto o EX90 pode chegar por aqui. Na Europa, o novo topo de linha custa o dobro do irmão menor. Se seguir a mesma lógica por aqui, ele chegará na casa dos R$ 660 mil, já que o XC40 elétrico parte de R$ 329.950 no Brasil.
Agora, se para o EX90 ainda não há nenhuma informação de como ele será por aqui, para o novo utilitário tem menos ainda. Isso porque o modelo ainda não foi apresentado lá fora. A marca não tem definido nem o nome do SUV, que será um compacto menor que o XC40, ou seja, assumirá como modelo de entrada da sueca em todo o mundo.
Ainda sem nome, apesar de ser chamado informalmente de EX30 – a Volvo nega qualquer informação neste sentido –, o pequeno utilitário, assim como o irmão grandalhão, será 100% elétrico, terá a pré-venda iniciada ainda neste ano, com chegada ao mercado brasileiro confirmada para 2024, muito provavelmente, após o EX90 ser apresentado por aqui.
1/13
*Viagem a convite da Volvo