Volvo apresenta versão de maior performance do S60 e do XC60, a Polestar Engineered

Os modelos da divisão esportiva da sueca desembarcam pela primeira vez no Brasil

A Volvo apresenta, pela primeira vez, no Brasil, modelos da divisão esportiva da marca, a Polestar. Para debutar no país, a sueca escolheu a família média, com o S60 e o XC60. As configurações Polestar Engineered do sedã e do SUV já estão disponíveis na lojas da marca a partir de R$ 309.950 e R$ 335.950, respectivamente. 

Os dois modelos utilizam os mesmos motores das versões T8, um 2.0 a gasolina de 320 cavalos ligado ao eixo dianteiro e outro elétrico de 87 cavalos no eixo traseiro. O grande diferencial do conjunto mecânico fica pelos sistemas de suspensão, freios e pelas rodas (235/40 R19 no S60 e 265/35 R22, no XC60). 

Volvo XC60 Polestar Engineered.

Tanto o sedã, quanto o SUV conta com o chassi Polestar. Com isso, as molas são mais rígidas e podem abaixar ou elevar a carroceria de 10 a 15mm. Segundo a marca, isso garante ao motorista uma condução mais esportiva, principalmente em curvas, em função da melhor aderência, menor centro de gravidade e pouca rolagem do veículo.

As versões Polestar Engineered possuem amortecedores Öhlins, que contam com tecnologia de válvula de fluxo duplo (DFV). O equipamento é ajustado para um desempenho ideal durante a condução e contato máximo com a via, independente de solavancos e outras imperfeições do piso. É possível ainda alterar o ajuste de forma manual para diferentes configurações.

As pinças de freio especiais são em amarelo.

Esse conjunto é auxiliado por batentes e barras estabilizadoras exclusivas para a suspensão dianteira e traseira que, de acordo com a marca, oferece uma melhor resposta às imperfeições do piso, aumentando a rigidez da carroceria e com controle mais preciso e responsivo.

Além dos excelentes 407 cavalos, o forte motor híbrido gera impressionantes 65,2kgfm de torque. Com isso, e junto com a aerodinâmica melhorada, o S60 é capaz de ir do zero aos 100km/h em míseros 4,4 segundos. Já o XC60, faz em ótimos 5,3 segundos. 

Interior todo escuro, com exceção dos cintos, que são amarelos.

Os dois modelos contam com cinco modos de direção, quatro pré-estabelecidas (Pure, Hybrid, Power e AWD) e uma personalizável (Individual). Todas alteram a troca das marchas, a resposta do acelerador e o peso da direção. 

A Pure foca na economia, com uso urbano. Ela prioriza o motor elétrico. Com a bateria totalmente carregada, a autonomia dos veículos pode atingir até 40 quilômetros, dependendo das condições de uso. A Hybrid é o modo padrão, programada para utilizar ambos os motores e entregar a melhor relação entre performance e consumo de combustível.

As rodas contam com desenho exclusivo para a versão.

A Power é o modo mais esportivo. Ele foca a performance. Os parâmetros de direção, trocas de marchas, respostas do acelerador e freios são ajustados para obter a melhor resposta. A AWD (All Wheel Drive) otimiza a tração permanente conforme demanda. Na Individual, o motorista configura de acordo com a sua necessidade.

Como de costume da marca, o dois modelos são recheados de itens de segurança. O destaque é o City Safety que engloba, entre outros, frenagem automática, assistente de direção, alerta de mudança de faixa, sistemas de proteções em saída de estrada e contra impactos laterais, alerta de colisão frontal e monitoramento de pressão dos pneus.

Volvo S60 Polestar Engineered.

Os Polestar ainda contam com alerta de ponto cego, recurso de Mitigação de Pista Oposta (que aplica frenagem automática para reduzir o dano de colisão com um veículo que se aproxima na contramão) e piloto automático adaptativo com assistente de direção. 

1/11Volvo S60 Polestar Engineered.Volvo XC60 Polestar Engineered.Volvo S60 Polestar Engineered.Volvo S60 Polestar Engineered.Volvo S60 Polestar Engineered.Volvo S60 Polestar Engineered.Volvo S60 Polestar Engineered.Volvo S60 Polestar Engineered. Fotos: Volvo.Volvo S60 Polestar Engineered. Volvo XC60 Polestar Engineered.Volvo S60 Polestar Engineered.