Volkswagen Saveiro Trendline: uma picape parada no tempo

Testamos a versão intermediária da caminhonete compacta, que parou no tempo mesmo após a última renovação

Atualmente, no mercado automotivo brasileiro, um dos segmentos mais díspares é o de picapes compactas. A categoria, que já teve diversos representantes, hoje em dia conta com apenas duas concorrentes, a Fiat Strada e a Volkswagen Saveiro, mas que vivem momentos completamente diferentes.

Enquanto a italiana passa por constantes renovações e modernizações nos últimos anos, com direito a liderar o mercado geral três vezes seguidas (e segue firme na liderança em 2024), a alemã parece presa no passado e, mesmo após passar por uma recente atualização, continua ultrapassada. 

Para se ter uma ideia, a Strada hoje conta com dois tipos de cabines, a Plus (a clássica estendida) e a dupla (com direito a quatro portas), dois tipos de motores (1.3 aspirado e 1.0 turbo) e dois de câmbios (manual e automático). Já a Saveiro tem apenas cabine simples e dupla (mas com duas portas) e um propulsor (1.6 aspirado) e uma transmissão (manual).

O grande problema da Saveiro não são nem as poucas opções, mas sim a idade delas. A picape da Volks passou por uma atualização no ano passado, só que mais focada no visual. A intermediária Trendline mesmo (nosso “Teste da Vez”), recebeu uns adesivos e um novo para-choque dianteiro, o conjunto mecânico segue defasado.

Além da conta

Além da alemã, apenas a Fiat Strada ainda resistem na categoria.

Se tem um aspecto da Saveiro que faz menos sentido do que o conjunto mecânico super ultrapassado, é o preço cobrado pela caminhonete. A versão intermediária Trendline parte de assustadores R$ 102.490, estamos falando de um veículo que ainda faz uso de direção hidráulica, como diz o meme “coisa utilizada pelos Maias”, no sentido de ser algo tão antigo. 

A unidade que testamos veio com pintura metálica prata, ou seja, um acréscimo de R$ 1.650. Além disso, a versão conta com dois pacotes, o “Composition Touch” e o “Trendline Completo”. O primeiro, ao custo de R$ 2.200, pode ser instalado sozinho, mas o segundo (R$ 5.310) não, tem que ir junto com o “Touch”. Ou seja, a Saveiro pode chegar a assustadores R$ 111.650.

Nada demais

O visual foi levemente alterado recentemente.

A Saveiro é a última representante da finada família Gol. Se todo o resto da linha foi atualizado, o mesmo ainda não ocorreu com a picape compacta, apesar da maquiagem realizada no ano passado. Ela passou por uma singela modificação visual, focado na dianteira, que ganhou para-choque e faróis redesenhados. 

Na traseira, houve um leve retoque no desenho do para-choque e das lanternas. A principal alteração visual externa foi a adição de faixas nas laterais e uma saia em plástico preto que envolve toda a parte inferior da picape, inclusive atrás, que antes era na cor da carroceria. 

Por dentro, praticamente nenhuma alteração no design.

Por dentro, praticamente a única mudança foi a retirada do porta-celular. De resto, tudo igual. Como é simples, a cabine não conta com um espaço atrás dos bancos, que serviria para guardar algo de maior volume com mais segurança. 

Os materiais empregados no interior até condizem com um veículo utilitário, mas não com um que custa mais de R$ 110 mil. É plástico duro em todos os lugares. Além de rígidos, são ásperos ao contato. O ponto positivo dela ser cabine simples é o tamanho da caçamba, com 1.027 litros e 664kg de capacidade, espaço para muita carga.

Deveria ser melhor

Câmera de ré apenas com os pacotes que custam mais de R$ 7 mil.

Sobre os equipamentos da Saveiro Trendline há um porém – sem contar as opções parcas –, os kits extras. Como já falamos, para ter uma lista minimamente otimizada, é preciso acrescentar R$ 7,5 mil (somados os dois pacotes) aos já caríssimos R$ 102.490 da picape. 

O pacote “Composition Touch” acrescenta dois alto falantes, sistema de som touchscreen “Composition Touch” com APP-Connect (não é uma central multimídia, logo, não tem conexão com smartphones) e volante multifuncional com comando de sistema de som e do “i-System”.

Mais de R$ 111 mil e a partida é na chave.

Já o kit “Trendline Completo” – que é só assim no nome mesmo – adiciona coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, câmera de ré, faróis de neblina, ganchos para amarração de carga, capota marítima e rodas de liga leve de 15 polegadas.

Além destes, de série, ela vem com ar-condicionado, banco do motorista com ajuste de altura, retrovisores, vidros e travas elétricos, assistente para partida em rampas, regulagem do facho do farol, sensor de estacionamento traseiro, e computador de bordo com velocímetro digital. 

Defasado

O motor é o defasado 1.6 de míseros 106 cavalos.

O conjunto mecânico da Saveiro mostra um contrassenso da Volkswagen. A alemã utiliza motores turbos em seus veículos há muito tempo. Inclusive, no Brasil, ela foi a primeira a apresentar uma caixa de força turbinada de um litro, no saudoso up!. Hoje, apenas a picape não conta com este tipo de propulsor na linha da VW, utilizando apenas o 1.6 aspirado.

A caixa de força gera apenas 106 cavalos quando abastecida com gasolina (116 com etanol) e 15,4kgfm de torque. Ela vem alinhada ao câmbio manual de cinco velocidades (o interessante é que este propulsor já contou com transmissão automática em outros modelos da marca), a ultrapassadíssima direção hidráulica e freios a disco nas quatro rodas.

Só há opção com o câmbio manual de cinco velocidades.

Na condução do dia a dia, sem carregar peso, o motor fraco não faz muita diferença, afinal, a picape é bem leve. Ele até permite uma condução mais segura, mas se tiver com a caçamba carregada, faltará força, principalmente nas ultrapassagens, saídas e retomadas. Ao menos, os freios a disco garantem uma segurança maior nas frenagens.

Agora, a direção hidráulica mostra que a picape ficou presa na década passada mesmo. Com isso, as manobras, principalmente de estacionamento, são feitas com um pouco mais de esforço do que deveria. Já o consumo, para um veículo que andou praticamente sem peso algum, foi aquém do esperado, com média de apenas 11.4km/l.

A opinião do Diário Motor

Volkswagen Saveiro Trendline.

A Saveiro poderia ser um grande trunfo da Volkswagen perante a dominadora Fiat Strada, mas não é. O maior problema da picape alemã é a combinação de fatores preço vs entrega. Para custar o que ela custa, deveria ser bem melhor, desde o visual a lista de equipamentos, passando pelo conjunto mecânico. Para se manter no “século passado”, deveria ter um preço bem mais condizente do que os R$ 111.650.

Para “roubar” clientes da rival, ela deveria ser bem mais atrativa, ou no que oferece, ou tendo preço melhor. Do jeito que está, verá a Strada continuar na dianteira com larga vantagem. Uma prova são os números da Saveiro em 2023. Dos 46.600 emplacamentos, apenas 2.318 foram realizados por pessoas físicas, míseros 4,97% do total, todo o resto foi em venda direta. Assim, pelo conjunto da obra, não vale a compra! Nota: 4.

Ficha Técnica

Volkswagen Saveiro Trendline.

Motor: 1.6

Potência máxima: 106/116cv 

Torque máximo: 15,4/16,1kgfm 

Transmissão: manual de cinco velocidades

Direção: hidráulica

Suspensão: independente na dianteira e eixo de torção na traseira

Freios: a disco nas quatro rodas

Capacidade de carga: 664kg 

Dimensões (A x L x C x EE): 1.520 x 1.721 x 4.493 x 2.752mm 

Preço: a partir de R$ 102.490

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