Volks cria certificado de autenticidade de veículos clássicos no Brasil

A ‘certidão de nascimento’ mostra como e quando determinado modelo saiu da linha de produção da marca no país

A Volkswagen do Brasil lança o “Certificado de Veículos Clássicos”, documento que reconhece e exalta as características de produção de carros clássicos fabricados em território nacional e fornece também dados originais de produção, que podem ser úteis para preservar e restaurar modelos da marca. 

Trata-se de uma autêntica ‘certidão de nascimento’, emitida sempre no nome do atual proprietário do clássico. Além disso, cada certificado terá um número serial único, que garantirá a rastreabilidade e autenticidade, evitando, dessa forma, possíveis falsificações.

“Com sete décadas de história por aqui, a Volkswagen faz parte da cultura do povo brasileiro e, ao longo do tempo, criou gerações de apaixonados pela marca e por nossos veículos icônicos. Fusca, Brasilia, SP2, Gol e diversos modelos que fizeram e ainda fazem parte da vida de milhares de pessoas. Oferecer os dados de produção desses veículos no formato de um certificado é uma maneira de abraçar e valorizar este público, além de estimular mais pessoas a preservar e manter as características de seus clássicos, fomentando, dessa forma, o amor pela marca”, afirma Ciro Possobom, CEO da Volkswagen.

O “Certificado de Veículos Clássicos” é emitido por meio do “VW Collection” para os veículos produzidos em nosso país que tenham pelo menos 20 anos. A Volkswagen Alemanha foi parceira nesta iniciativa, sendo utilizada como referência. 

Os primeiros modelos a receberem o certificado ficam no Acervo da Garagem VW.

Por meio dela, a Volkswagen do Brasil também teve conhecimento do interesse de colecionadores do mundo inteiro aos veículos produzidos localmente, sendo um fator adicional para a decisão da criação do certificado local, que tornou o Brasil a ser o segundo país, dentro da VW, a oferecer esse serviço aos seus clientes.

Tudo é criado a partir da base de dados de produção da marca no Brasil, que remonta às origens da operação nacional, nos anos 1950. Até o final dos anos 1980, as informações eram registradas em fichas de papel, manuscritas, que passaram por diversas modificações ao longo dos anos. 

Para se eleger ao certificado, os modelos precisam ter mais de 20 anos.

Estes documentos eram preservados em microfilmes contendo milhares de fichas cada, que juntos somam cerca de 6,5 milhões de registros. Para fins de preservação, a Volkswagen agora digitalizou esses documentos, o que também viabilizou a criação dos certificados.

Quando o cliente solicita a certidão, a equipe especializada de Desenvolvimento do Produto e de Vendas busca pelas informações de cada veículo em um processo praticamente artesanal. Depois disso, o certificado é emitido e enviado para impressão. 

Certificado de Veículos Clássicos Volkswagen.

O documento também recebe autógrafo de autenticidade das áreas responsáveis pela preservação destes dados e também da Garagem VW, o Desenvolvimento do Veículo Completo e o Departamento de Imprensa da VWB.

A Kombi ‘Corujinha’ 1960, com pintura saia-e-blusa nas cores vermelho e branco, o TL 1972 branco, o Gol 1300 em vermelho e primeiro Gol “placa preta” da história foram os primeiros modelos do Brasil a receberem o Certificado. Eles fazem parte do Acervo da Garagem VW.

O valor arrecadado com as vendas do “Certificado de Veículos Clássicos Volkswagen” suportará financeiramente a Garagem VW na preservação e no restauro dos veículos do acervo histórico. Mais informações no site dedicado ao certificado.

1/6Certificado de Veículos Clássicos Volkswagen.Certificado de Veículos Clássicos Volkswagen.Volkswagen cria certificado de autenticidade de veículos clássicos no Brasil (fotos: VW).Certificado de Veículos Clássicos Volkswagen.Certificado de Veículos Clássicos Volkswagen.Certificado de Veículos Clássicos Volkswagen.