Volks confirma produção de ônibus elétrico no Brasil ainda neste ano

Batizado de e-Volksbus, o modelo será fabricado na planta fluminense de Resende da montadora alemã

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) confirma a produção do primeiro ônibus elétrico da marca feito no Brasil ainda para este ano. O modelo, chamado de e-Volksbus, está em desenvolvimento no centro mundial de engenharia da alemã, em Resende, interior do Rio de Janeiro, onde está localizado o complexo fabril da montadora por aqui. 

Segundo a VWCO, a marca se vale de todo conhecimento acumulado nos cinco anos de experiência com o primeiro caminhão elétrico feito no Brasil, o e-Delivery. Os dois veículos, inclusive, têm tecnologias e componentes compartilhados para fazer frente às severas condições de operação no país. 

“Estamos dando mais um passo para a eletromobilidade no transporte urbano. Depois de acumularmos quilometragens suficientes em testes com o chassi elétrico da VWCO e também com o primeiro caminhão elétrico desenvolvido no país, daremos início à produção no segundo semestre de 2024. Esta será uma etapa importante para a adaptação do produto na linha de produção”, aponta Rodrigo Chaves, vice-presidente de engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

O e-Volksbus iniciou seus primeiros testes em maio do ano passado em linha com as tendências que despontam no cenário automotivo para o transporte de passageiros. O modelo apresentado no evento tem capacidade de 22 toneladas e uma autonomia de até 250 quilômetros, com sistema de carregamento voltado ao período noturno para maximizar a produtividade.

Além disso, ele vem com sistema de frenagem regenerativa, que maximiza a autonomia da bateria e reduz o desgaste dos freios do veículo, e o sistema “Eco-Drive Mode”, que ajusta o consumo de energia do veículo. 

Outro diferencial é que tem proteção contra inundação, adequando o produto às realidades de operação no Brasil. Também estará equipado com sistema de ajoelhamento para maior acessibilidade dos passageiros e a suspensão pneumática integral.

Ainda na fase protótipo, o modelo utiliza a solução exclusiva de arquitetura modular para construção de veículos elétricos, podendo produzir desde um micro-ônibus de nove metros até um super articulado de 23 metros. 

A configuração foi concebida pela engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus no Brasil, que agiliza a adaptação para as diferentes plataformas de caminhões e ônibus da VW. A configuração permite dividir o veículo em três módulos principais: frontal, central e traseiro.