Volks Caminhões apoia ONGs de esportes para crianças com deficiência
A montadora patrocina importantes projetos de apoio à crianças e adolescentes com deficiências físicas, intelectuais e sensoriais
A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) cada vez mais investe em projetos importantes com propósitos em ajudar a sociedade. O mais recente exemplo é o do “Remo Meu Rumo”, instituto que possibilita a inclusão de crianças e adolescentes com deficiências físicas, intelectuais e sensoriais, por meio do remo e canoagem adaptada.
Com a prática de esportes, o projeto promove a reabilitação dos alunos, com mudanças físicas, emocionais e sociais, deslocando o foco da deficiência e ampliando as possibilidades de reabilitação ortopédica.
Além disso, os 156 alunos participantes do projeto têm a oportunidade de vivenciar os valores do esporte e ter experiências que influenciam diretamente no desenvolvimento socioemocional das crianças e adolescentes.
“Ter o patrocínio e apoio da VWCO viabiliza mantermos as ações do projeto. Nosso trabalho de inclusão e reabilitação com pessoas com deficiência, proporciona conferindo ao aluno, sua família e a comunidade, uma oportunidade de acesso à saúde, habilitação/reabilitação física, e ganhos sociais, emocionais e pessoais por meio da vivência e valores do esporte, além da promoção de conhecimento científico agregado”, aponta Ricardo Macéa, diretor executivo e fundador do Instituto Remo Meu Rumo.
Neste ano, a VWCO também iniciou seu apoio ao projeto “Nado Sincronizado para Todos”, do Instituto Inspiração Paradesportiva (Inspara). O projeto ajuda a desenvolver a autoestima e o sentimento de pertencimento de pessoas com deficiência física, intelectual, auditiva e/ou visual, a partir dos 10 anos.
“O Inspara é um local de acolhimento e oportunidade para todos aqueles que ainda são invisíveis para a sociedade. Conseguir oferecer tamanha estrutura para que cada aluno se desenvolva na sua melhor capacidade é uma grande alegria e um desejo de anos sendo realizado. Essa conquista envolve muita dedicação e só é possível porque temos o apoio e a confiança da VWCO naquilo que fazemos”, afirma Camila Brandão Lazzarini, gerente do Instituto.
Por meio das aulas de nado artístico adaptado e da participação em exibições públicas, seminários, simpósios e vivências, os alunos podem vivenciar trocas entre pessoas com e sem deficiência, colaborando para uma sociedade mais inclusiva e diversa.
“Ficamos muito felizes em poder apoiar e fazer parte de dois projetos com propósitos tão importantes. Ajudar no desenvolvimento de pessoas com deficiência, também é ajudar a desenvolver uma sociedade cada vez mais inclusiva”, conta Marco Saltini, diretor de relações institucionais e sustentabilidade da Volkswagen Caminhões e Ônibus.