Toyota, Mercedes, BMW e Tesla estão entre as marcas mais valiosas do mundo

O ‘Best Global Brands’ é realizado pela consultoria americana Interbrand e as quatro montadoras de veículos aparecem no top20

Há 24 anos a consultoria americana Interbrand promove o “Best Global Brands” (Melhores Marcas Globais, em tradução livre), que elenca as marcas mais valiosas do mundo. Na edição de 2023, entre as principais 20 empresas, quatro são montadoras de veículos. 

O levantamento aponta quanto cada marca vale em dólar em uma lista final com as 100 empresas mais valiosas do mundo. A consultoria mede mais de 100 mil pontos de dados únicos para tirar as conclusões sobre um mercado em constante evolução e o papel que estas marcas desempenham na formação da cultura e do mundo em geral.

Um fator curioso, apontando nesta edição do “Best Global Brands” é que, em 2023, o valor acumulado das 100 marcas mais valiosas do mundo cresceu 5,7%. Apesar do acréscimo, é uma alta menor do que o estudo apontou em 2022, quando o crescimento foi de 16%.

No Top20, a primeira marca de automóveis é a Toyota, que aparece em sexto lugar no geral, com uma avaliação de US$ 64.5 bilhões. A japonesa é seguida pela Mercedes-Benz, que além de ser a segunda montadora, é a primeira marca de luxo da lista, com avaliação de US$ 61.4 bilhões. 

O Top10 ainda conta com a BMW, em 10º, com valor avaliado em US$ 51.1 bilhões. A Tesla é outra montadora de veículos entre as 20, em 12º, com US$ 49.9 bilhões avaliados. Um ponto curioso é que as quatro marcas cresceram em valor, com a BMW tendo o maior, de 10% e a Tesla o menor, com 4%, Toyota e Mercedes aumentaram 8% e 9%.

Entre as 100, ainda aparecem outras nove montadoras. Honda em 27º (US$ 24.4 bilhões), Hyundai em 32º (US$ 20.4 bilhões), Audi em 45ª (US$ 16.3 bilhões), Porsche em 47º (US$ 16.1 bilhões), Volkswagen em 50º (US$ 15.1 bilhões), Ford em 51ª (14.8 bilhões), Nissan em 63º (US$ 12,6 bilhões), Ferrari em 70º (US$ 10.8 bilhões) e Kia em 88º (US$ 7 bilhões).

O topo da lista é dominado por gigantes da tecnologia, com Apple em primeiro (US$ 502.6 bilhões), Microsoft em segundo (US$ 316.6 bilhões), Amazon em terceiro (US$ 276.9 bilhões), Google em quarto (US$ 260.2 bilhões) e Samsung em quinto (US$ 91.4 bilhões). Coca-Cola em oitavo (US$ 58 bilhões) e Nike em nono (US$ 53.7 bilhões), fecham o Top10.