Stellantis confirma nova marca no Brasil, a chinesa Leapmotor

A montadora faz parte do grupo de Fiat, Jeep, Citroën, Peugeot e lançará, por aqui, um veículo elétrico de pequeno porte até o fim do ano

O grupo Stellantis (Fiat, Jeep, Ram, Citroën e Peugeot, no Brasil), confirma que, por meio de uma joint venture, terá uma nova marca, a chinesa Leapmotor. As duas empresas anunciaram que finalizaram os acordos e que a ítalo-franco-americana terá maior participação, na proporção 51/49.

A joint venture criou a Leapmotor International, para atuação em mercados fora da China. Assim como a Stellantis, a nova empresa terá sede em Amsterdã, na Holanda e terá como CEO Tianshu Xin, ex-executivo da Stellantis na China.

De início, a nova marca lançará dois modelos totalmente elétricos, o T03 e C10, ainda neste ano, em mercados europeus, expandindo logo em sequência para a América do Sul, Ásia (excluindo a grande China), Oceania e África. 

Em outubro do ano passado, as duas empresas anunciaram que a Stellantis investiria cerca de 1,5 bilhão de euros para adquirir aproximadamente 21% da Leapmotor. O acordo também previu a criação da Leapmotor International, que teria direitos exclusivos para exportação, venda e fabricação de produtos da marca fora da China. 

Segundo as companhias, essa parceria tem como objetivo impulsionar as vendas da Leapmotor na China, aproveitando ao mesmo tempo a presença global da Stellantis para aumentar as vendas da marca em outras regiões. 

De acordo com a ítalo-franco-americana, a oferta de veículos elétricos (EVs) da Leapmotor é considerada complementar à tecnologia atual e ao portfólio de marcas da Stellantis e trará soluções de mobilidade mais acessíveis aos clientes globais. 

Aproveitando os canais de distribuição da Stellantis, o plano de lançamento terá início na Europa (França, Itália, Alemanha, Holanda, Espanha, Portugal, Bélgica, Grécia e Romênia) a partir de setembro deste ano. No final de 2024, os modelos serão lançados na América do Sul (Brasil e Chile), África (Turquia), Ásia (Índia, Israel, Malásia e Tailândia) e Oceania (Austrália e Nova Zelândia). 

Os primeiros modelos da nova marca serão o T03, um hatch supercompacto urbano – que, claramente, virá para disputar espaço com o BYD Dolphin – e o C10 (resta saber se no Brasil ele terá este nome, já que, por aqui, tivemos a picape C10 da Chevrolet), um crossover médio. Ainda não há informações sobre eles, apenas que, no ciclo europeu, contam com autonomia de 265 e 420 quilômetros, respectivamente.