Stellantis adquire a brasileira ‘Comercial Automotiva/DPaschoal’

A holding nacional é responsável pelas empresas DPaschoal, DPK, KDP, AutoZ, Maxxi Trainning, Kmaxx, Recmaxx, Autocred e Maxxipel

Em um movimento estratégico de mercado, o grupo Stellantis (Fiat, Jeep, Ram, Peugeot e Citroën) no Brasil adquiriu 70% do controle acionário da brasileira “Comercial Automotiva/DPaschoal”. A holding nacional de autopeças é responsável pelas empresas DPaschoal, DPK, KDP, AutoZ, Maxxi Trainning, Kmaxx, Recmaxx, Autocred e Maxxipel e atua no país desde 1949.

Com mais de 120 lojas próprias estabelecidas em quatorze estados, além de 28 centros de distribuição de pneus e peças, a Comercial Automotiva oferece produtos e serviços para veículos leves, pesados e agrícolas. Com a aquisição do negócio a Stellantis amplia a participação no mercado de pós-venda e serviços multimarcas no Brasil.

De acordo com o grupo ítalo-franco-americano, a operação está em linha com o objetivo estratégico de expansão regional da empresa, além de fortalecer a capacidade para responder às demandas mais complexas dos consumidores locais.

“Avançamos como uma mobility tech company, uma empresa capaz de atender a todas as necessidades de mobilidade e serviços de nossos clientes. Essa é uma das metas do plano estratégico global de longo prazo da empresa, o ‘Dare Forward 2030’ e, com essa aquisição, a Stellantis torna-se a maior distribuidora de autopeças na América do Sul. É um passo coerente que se soma à recente aquisição da Norauto na Argentina, empresa especializada na comercialização de produtos e serviços automotivos”, aponta Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.

Com quase três mil colaboradores, a Comercial Automotiva encerrou 2023 com faturamento de R$ 2,6 bilhões. Ainda segundo a Stellantis, a aquisição do controle acionário da companhia é um investimento estratégico que amplia a presença do grupo na área do pós-venda. Luís Norberto Pascoal manterá os 30% restantes das ações da companhia e seguirá como vice-presidente do conselho de administração.

“O Brasil é um dos mercados automotivos mais promissores do mundo e, por esta razão, a Stellantis estabeleceu um plano de expansão regional, a fim de aumentar sua capacidade de atendimento ao consumidor ao longo de sua jornada. Com essa aquisição, será possível atender aos clientes de todas as marcas de veículos em suas necessidades de mobilidade segura, acessível e sustentável”, afirma Paulo Solti, vice-presidente de peças e serviços da Stellantis América do Sul.  

A Comercial Automotiva é uma das mais tradicionais empresas de serviços automotivos do país. Fundada em 1949, em Campinas, como DPaschoal, dedicou-se nos primeiros anos ao comércio e reparo de pneus, e diversificou sua atuação à medida que expandiu seu raio de atuação. 

Atualmente, opera com mais de 120 lojas próprias e 28 centros de distribuição em quatorze estados brasileiros. Conta, ainda, com atuação nacional devido à sua estrutura de e-commerce. Sua gama de produtos e serviços multimarcas abrangem um portfólio vasto de peças automotivas, pneus, óleos e filtros, acessórios, além de som e multimídia.

Além de atuar no setor automotivo, a DPaschoal estruturou ao seu redor diversos negócios em diferentes segmentos. As empresas que compõem o bloco adquirido pela Stellantis atendem às áreas de Automotivo, Educação e Capacitação, além de Tecnologia e Inovação.