Startup brasileira cria lancha com visual de carro esportivo
Produzida em Itajaí, Santa Catarina, a embarcação pode ser adquirida em qualquer região do país de forma on-line pelo portal ‘SoCarrao’
No fim da década de 2000, a Marinha veiculou uma propaganda educativa sobre o uso de embarcações aquáticas nos mares, lagos e rios pelo país. O informe ficou famoso por conta da frase “os carros são como as lanchas, as motos são com os jet-skis e os pedestres são como os banhistas”. Agora, graças à empresa Seacar, a analogia faz ainda mais sentido.
Isso porque a startup catarinense criou uma embarcação com estilo de veículo esportivo. O modelo conta com visual externo exatamente igual ao de um automóvel e motor, velocidade e características de uma lancha. A Vehigh é produzida no estaleiro da empresa em Itajaí, no interior de Santa Catarina, e pode ser adquirida em qualquer lugar do Brasil de forma on-line, por meio do portal “SoCarrao”, o preço oficial é de R$ 387 mil.
“A ideia do Vehigh surgiu durante um questionamento. Estávamos pensando sobre a existência de uma moto aquática, que, por óbvio, é o jetski! Então, por que não criarmos um carro aquático?”, aponta Nílton Goes, diretor da Seacar Company.
Segundo o executivo, desde então, o plano foi colocado em prática. A Seacar teve seu projeto iniciado em 2020 e foi lançada três anos depois, após testes rigorosos em diversos tipos de mar, rios e lagos.
Todo o design foi criado pela empresa, dos retrovisores e volantes com design especial em fibra de carbono, até sua carroceria e casco utilizando materiais nobres e inovadores como grafeno, que garante resistência e leveza.
O veículo, homologado pela Marinha como uma lancha esporte e recreio, funciona basicamente como um jet-ski. O motor é um Ford Duratec 2.0 de 160 cavalos a gasolina, impulsionado por um Hidrojato, com um tanque de 70 litros, que garante até seis horas de navegação e velocidade máxima de 100km/h sobre a água.
Por dentro, a lancha exclusiva simula um veículo esportivo, com uma falsa manopla de câmbio, que funciona como freio e ré para a embarcação. Há espaço para duas pessoas (condutor e carona). Os assentos são exatamente iguais aos de um carro.
A carroceria remete a um veículo esportivo, lembrando muito os modelos da inglesa Aston Martin, principalmente por conta do desenho da dianteira, que imita a grade da britânica. A lancha ainda “vem” com rodas esportivas, para-brisa curvo, traseira curta inspirada em roadsters, saias e vincos laterais e espelho retrovisores.
1/6