Sem divulgar quase nada, Volks apresenta novo SUV, o Nivus

Desenvolvido no Brasil, o utilitário não teve versões ou preços divulgados

Desde 2017 a Volkswagen adota um plano de completa reformulação de sua linha. O que começou com o Polo, passou por Virtus, novas gerações de Jetta e Tiguan e o T-Cross, chega agora a um modelo inédito, um SUV compacto coupé, o primeiro do mundo, o Nivus.

Desenvolvido e projetado pelo time sul-americano, com foco no Brasil, da Volkswagen, o Nivus será um veículo global, com produção em plantas brasileiras e europeias. Por aqui, o modelo chega no próximo mês, será exportado para ao mercado sul-americano ainda este ano e deve chegar na Europa em 2021.

O utilitário coupé chega mês que vem às lojas.

A Volkswagen divulgou pouquíssimas informações do Nivus. Preços e versões só em junho, quando ele deve chegar às lojas do país. Uma das poucas coisas informadas, além do visual, é o conjunto mecânico. O SUV chegará apenas com motor 1.0 turbo de 128 cavalos e câmbio automático de seis velocidades. 

Quando o Nivus chegar às lojas, ele terá uma boa lista de equipamentos, só não sabemos ainda em quais versões ou se tudo será de série ou como opcional. O maior destaque fica pelo piloto automático adaptativo (ACC) e pelo auxiliar de frenagem de emergência (AEB). 

Interior semelhante com o do resto da família.

O SUV coupé é o primeiro veículo compacto do Brasil a contar com esses tipos de equipamentos. O ACC permite regular a velocidade e distância em relação ao veículo da frente e o utilitário controla a aceleração e frenagem automaticamente. Já o AEB é um recurso que, ao identificar o iminente risco de uma colisão frontal, freia o carro de maneira autônoma, evitando completamente, em alguns casos, uma batida.

Ele também virá com detector de fadiga, abertura das portas e partida do motor sem a chave, auxiliar de partida em rampas, câmera de ré, faróis, lanternas e luz de circulação diurna em LED. Sem falar no painel de instrumentos digital e na novíssima central multimídia interativa VW Play.

Inovador

O modelo é o primeiro SUV compacto coupé.

Mas o que mais chama a atenção no Nivus é o visual. Ele é o primeiro SUV compacto coupé do mundo. O estilo que nasceu no BMW X6, vem conquistando cada vez mais as montadoras, no intuito de apresentar utilitários com apelo mais esportivos. 

A queda rápida e fluida da coluna “C” é um dos destaques do design. Com isso, o perfil coupé fica bastante característico, principalmente olhando de lado. Ele contará com rodas de liga leve de 17 polegadas e protetores de para-lamas volumosos. 

Volkswagen Nivus.

Na dianteira, os faróis são conectados pela grade, que conta com o novo logo da Volkswagen. Atrás, um elemento horizontal une as lanternas formando uma peça única. Na parte superior, um spoiler integrado à tampa traseira provoca um efeito de prolongamento do teto, o que otimiza ainda mais o estilo cupê.

Por dentro, o visual é bem semelhante com os outros modelos baseadas na plataforma MQB, no qual é montado o Nivus (Polo, Virtus e T-Cross também são), com a central multimídia levemente inclinada para o motorista. Além disso, controles do ar-condicionado e a alavanca do câmbio, são idênticos. Mas os bancos contam com desenho próprios.

1/26Volkswagen Nivus.Volkswagen Nivus.Volkswagen Nivus.Volkswagen Nivus.Volkswagen Nivus.Volkswagen Nivus.Volkswagen Nivus.Volkswagen Nivus.Volkswagen Nivus.Volkswagen Nivus.Volkswagen Nivus.Volkswagen Nivus.Volkswagen Nivus.Volkswagen Nivus.Volkswagen Nivus.Volkswagen Nivus.Volkswagen Nivus.Volkswagen Nivus.Volkswagen Nivus.Volkswagen Nivus.Volkswagen Nivus.Volkswagen Nivus.Volkswagen Nivus.Volkswagen Nivus.Volkswagen Nivus.Volkswagen Nivus. Fotos: Volks.