‘Selo Maior Valor de Revenda’ aponta os carros com menor depreciação

Criado pela Agência Autoinforme, o Selo analisou 93 veículos em um período de um ano e indica quais perderam o menor valor

Pelo 10º ano, a Agência Autoinforme divulga o “Selo Maior Valor de Revenda – Autos” (SMVR), que indica os veículos à venda no Brasil que menos perderam valor ao fim de um ano. Pela primeira vez, o Selo foi dividido em duas categorias “Motores a Combustão” e “Eletrificados”, tendo assim, dois grandes vencedores no geral. 

Entre os veículos puramente a combustão, o modelo que menos perdeu valor após um ano foi o Honda HR-V, com uma depreciação de apenas 2,8%. Já entre os eletrificados, o vencedor foi o Porsche Cayenne, com míseros 2,5% de perda de valor.

Além de revelar os vencedores da 10ª edição do SMVR, a Autoinforme homenageou as montadoras e os modelos que obtiveram o título de “Campeão Geral” nos últimos dez anos, foram eles: Chevrolet Onix e Onix Plus, Fiat Strada, Honda HR-V, Hyundai HB20, Jeep Compass e Toyota Yaris.

O objetivo do SMRV – Autos, segundo a Agência Autoinforme, é desmistificar a lenda popular que diz que o carro, ao sair da concessionária, perde 10, 15, até 20% e mostrar ao público geral e as montadoras que um bem durável, cujo investimento, familiar ou corporativo, não pode ser tratado dessa maneira. 

Assim, o estudo do Selo passou a ser divulgado para valorizar os serviços de pós-venda e de fidelização dos clientes às marcas. E isso se acentua quando o preço do veículo chega a atingir ticket médio de R$ 145 mil no Brasil.

Neste ano, a Agência analisou 93 modelos, após a linha de corte de mil unidades comercializadas em 12 meses (motores a combustão) e de 300 unidades dos veículos eletrificados. O período de referência do estudo foi entre setembro de 2022 e agosto de 2023. 

“Decidimos criar dois agrupamentos de modelos, a combustão e eletrificados, porque veículos elétricos e híbridos ganharam novos players e importância nos últimos dois anos, mas ainda sem condições de atender à primeira linha de corte de 1.000 unidades”, afirma Joel Leite, criador da Agência Autoinforme e do Selo Maior Valor de Revenda.

Entre “Motores a combustão”, são 15 categorias, com os modelos com menor índice de depreciação eleitos os vencedores de cada uma delas. Assim, o Selo Maior Valor de Revenda – Autos 2023 ficou da seguinte maneira: 

Hatch de entrada: Renault Kwid (11,6%), hatch compacto: Chevrolet Onix (6,2%), hatch premium: Audi A3 e Mini Cooper (6,7%), monovolume ou modelo de sete lugares: Toyota SW4 (7,9%), picape pequena: Fiat Strada (10,5%), picape compacta: Ford Maverick (9,5%), picape média: Toyota Hilux (9,2%), picape grande: Ram Classic (8,8%). 

Sedã pequeno: Fiat Cronos (7,6%), sedã compacto: Honda City (5,8%), sedã médio: Volkswagen Jetta (4,3%), SUV de entrada: Fiat Pulse (8,3%), SUV compacto: Honda HR-V (2,8%), SUV médio: Porsche Macan (8,6%) e SUV grande: Porsche Cayenne (3,5%).

Entre os Eletrificados, o Selo foi dividido em cinco categorias: elétrico de entrada: Renault e-Kwid (8,5%), elétrico médio/grande: Volvo XC40 (5,2%), híbrido plug-in: Porsche Cayenne (2,5%), híbrido: Toyota RAV4 (4,7%) e híbrido leve: Mercedes-Benz C300 (6,2%).

Com os menores índices de depreciação nos últimos dez anos, a Toyota venceu em 28 categorias, seguida pela Volkswagen (26), Fiat (21), Honda (18), Chevrolet (17), Hyundai (11), Ford (9), Volvo (7), Jeep e Renault (5), Porsche (4), Land Rover, Mercedes-Benz e Mini (3), Audi (2) e Mitsubishi, BMW, Nissan, Caoa Chery e Ram (1). Entre os “Campeões Gerais”, Honda e Chevrolet (3) e Fiat, Jeep, Porsche e Toyota ccontam com um título cada.