Ram lança moda e apresenta “carro velho” como novo com a Classic

O novo produto da montadora nada mais é que a geração anterior da 1500 e que será a opção de entrada da marca no Brasil

Não é incomum uma montadora de veículos apresentar uma nova geração de um carro e manter a anterior em produção como opção de entrada e, consequentemente, mais barata. Muitas marcas já fizeram isso no Brasil, com o cúmulo da Hyundai em ter três gerações do Tucson sendo vendidas ao mesmo tempo por aqui. 

Apesar de ser uma prática relativamente comum, não é algo realizado em todos os modelos, sempre há espaço para “inovações”. É o caso da Ram com seu mais novo modelo no Brasil, a Classic. Que já chega velha, pois é a geração anterior da 1500, que por aqui é vendida na opção Rebel. Ou seja, o lançamento é de um produto ultrapassado. 

A picape chega em única versão com duas configurações.

A picape é baseada na quarta geração da 1500, apresentada lá em 2008 – a quinta e atual foi lançada em 2019. Segundo a Ram, a opção por batizá-la apenas de Classic se deu para não confundi-la com a 1500 Rebel. Mesmo velha, ela será a mais nova caminhonete disponível no Brasil, com desembarque marcado para 15 de setembro ainda sem preço revelado. 

A ideia da Ram em trazer a Classic é, primeiro, aproveitar o boom que a marca passa pelo país, que bateu recorde de vendas em 2021. E, com isso, trazer um produto menos caro que as irmãs e para bater de frente com as versões topo de linha das picapes médias. Dessa forma, a americana deve chegar por aqui na casa dos R$ 350 mil em única versão com duas configurações. 

O motor é o poderoso V8 Hemi de 400 cavalos.

Um ponto positivo para a Classic é a motorização para quem gosta de propulsores poderosos. Ela, assim como a Rebel, utilizará a gigante caixa de força Hemi V8 5.7 de impressionantes 400 cavalos e 56,7kgfm de torque aliado a transmissão automática de oito velocidades, direção elétrica e, claro, sistema de tração 4×4 com reduzida. 

Dessa forma, mesmo sendo uma picape, e independente do preço (ela custará bem menos que a irmã e seus R$ 456.990), a Classic assumirá o posto de veículo com motor V8 menos caro à venda no Brasil. Em compensação, por ser gasolina, ela tem um porém proporcional ao seu tamanho, a capacidade de carga. 

A caçamba leva ridículos 531kg.

Mesmo de porte grande e com uma caçamba capaz de levar 1.424 litros de volume, a Classic tem uma capacidade de carga pior do que a da Fiat Strada cabine dupla, por exemplo, levando míseros 531kg, ou seja, não é nada voltada para o trabalho. Pelo menos, a capacidade de reboque é digna da marca, podendo puxar até impressionantes 3.534kg.

Na parte do visual, além de ser da geração anterior, a Classic tem estilo inspirado na segunda geração de picapes Ram (há época ainda sob bandeira Dodge) de 1993. Foi essa linha que transformou o mercado de caminhonetes grandes nos Estados Unidos com os modelos da marca do bode sendo apelidadas de “big rig”.

O interior remete bem o estilo da geração anterior da 1500.

O design da Classic se destaca pelos faróis que ficam em posição abaixo da linha superior da grade. Como um bom modelo da Ram, as linhas são musculosas e reforçam o estilo esportivo da picape. A principal diferença das duas versões serão as cores. Enquanto a Laramie o foco é o cromado, a Night Edition conta com detalhes em preto e na cor da carroceria.

Como falamos, a caçamba é uma “bagunça”, ao mesmo tempo é grande, mas “fraca”, levando pouco peso. Ela conta com revestimento protetor especial por toda a superfície, exclusivo das picapes da marca, e iluminação de LED na lateral e no alto.

A marca ainda não revelou o preço da picape.

Por dentro, o espaço generoso comum à marca. As portas contam com acabamento emborrachado, elas e o painel de instrumentos são revestidos em couro e a iluminação interna é em LED. O assento traseiro é bipartido e pode ser levantado, com um nicho para objetos e uma plataforma dobrável que pode tornar o piso completamente plano.

A lista de equipamentos é excelente, para um veículo de 2008, mas não para um de 2022. De série, ela vem com itens esperados para um modelo deste porte, como ar-condicionado digital dual zone e saída para a traseira, bancos dianteiros com ajustes elétricos, memória para o motorista, aquecimento e ventilação e traseiros laterais com aquecimento e central multimídia com tela de 8,4 polegadas e conexão com fio para smartphones.

Na Laramie, os detalhes são cromados.

Ela ainda vem com chave sensorial, partida remota, quadro de instrumentos com seis mostradores e tela digital TFT de sete polegadas, estribos laterais fixos, pedais do acelerador e freio com regulagem elétrica de distância, sistema de som premium Alpine, tapetes de borda elevada, tomada de 110V no painel e volante com aquecimento.

Na parte da segurança, equipamentos básicos, como piloto automático, seis airbags, assistente de partida em rampa, controles de tração, estabilidade, de oscilação de reboque  e de mitigação de rolagem da carroceria, freios a disco nas quatro rodas com Brake Assist (que aproxima as pastilhas em caso de chuva) e luz de circulação diurna e lanternas em LED.

Ram Classic.

Ou seja, nada de carregador por indução para celulares, conexão sem fio com a central multimídia, teto solar, faróis em LED (são projetores) ou auxiliares e assistentes de direção, como alerta de frenagem, monitoramento de ponto cego ou ainda um piloto automático adaptativo.

1/30Ram Classic.Ram Classic.Ram Classic.Ram Classic.Ram Classic.Ram Classic.Ram Classic chega ‘menos cara’ que a Toyota Hilux GR-S. Fotos: Ram.Ram lança moda e apresenta “carro velho” como novo com a Classic. Fotos: Ram.Ram Classic.Ram Classic.Ram Classic.Ram Classic.Ram Classic.Ram Classic.Ram Classic.Ram Classic.Ram Classic.Ram Classic.Ram Classic.Ram Classic.Ram Classic.Ram Classic.Ram Classic.Ram Classic.Ram Classic.Ram Classic.Ram Classic.Ram Classic.Ram Classic.Ram Classic.