Ram Classic chega ‘menos cara’ que a Toyota Hilux GR-S

A picape grande com motor V8 de geração antiga tem preço inicial menor que a versão esportiva da líder entre as médias

Após lançar moda com a apresentação de um veículo velho com a Classic, a Ram divulga os preços da picape de entrada da marca no país. Baseada na geração anterior da 1500, a caminhonete chega ao Brasil em duas configurações com o poderoso motor V8, partindo de R$ 349.990, menos cara que a Toyota Hilux GR-S, que custa insanos R$ 354.790.

Como anunciado, a Classic desembarca por aqui em uma versão com duas configurações, a Laramie e a Laramie Night Edition (R$ 359.990), a diferença das duas fica apenas pelo acabamento, que na segunda, como o nome indica, abandona os cromados focando nos detalhes em preto. 

A picape é baseada na quarta geração da 1500, apresentada em 2008 nos Estados Unidos – a quinta, e atual, foi lançada em 2015. Segundo a Ram, a opção por batizá-la apenas de Classic se deu para não confundi-la com a 1500 Rebel. Mesmo velha, ela é a mais nova caminhonete disponível no Brasil. 

A ideia da Ram em trazer a Classic é, primeiro, aproveitar o boom que a marca passa pelo país, que bateu recorde de vendas em 2021. E, com isso, trazer um produto menos caro que as irmãs e para bater de frente com as versões topo de linha das picapes médias.

O interior é defasado em relação as irmãs mais modernas.

Um ponto positivo para a Classic é a motorização para quem gosta de propulsores poderosos. Ela, assim como a Rebel, utilizará a gigante caixa de força Hemi V8 5.7 de impressionantes 400 cavalos e 56,7kgfm de torque aliado a transmissão automática de oito velocidades, direção elétrica e, claro, sistema de tração 4×4 com reduzida. 

Dessa forma, mesmo sendo uma picape, a Classic assume o posto de veículo com motor V8 menos caro à venda no Brasil. Em compensação, por ser gasolina, ela tem um porém proporcional ao seu tamanho, a capacidade de carga. 

O grande diferencial da picape é o poderoso motor V8.

Mesmo de porte grande e com uma caçamba capaz de levar 1.424 litros, a Classic tem uma capacidade de carga pior do que a da Fiat Strada cabine dupla, levando míseros 531kg, ou seja, não é nada voltada para o trabalho. Pelo menos, a capacidade de reboque é digna da marca, podendo puxar até impressionantes 3.534kg.

Na parte do visual, além de ser da geração anterior, a Classic tem estilo inspirado na segunda geração de picapes Ram (há época ainda sob bandeira Dodge) de 1993. Foi essa linha que transformou o mercado de caminhonetes grandes nos Estados Unidos com os modelos da marca do bode sendo apelidadas de “big rig”.

A Laramie tem acabamento cromado.

O design da Classic se destaca pelos faróis que ficam em posição abaixo da linha superior da grade. Como um bom modelo da Ram, as linhas são musculosas e reforçam o estilo esportivo da picape. A principal diferença das duas versões serão as cores. Enquanto na Laramie o foco é o cromado, a Night Edition conta com detalhes em preto e na cor da carroceria.

Como falamos, a caçamba é uma “bagunça”, ao mesmo tempo é grande, mas “fraca”, levando pouco peso. Ela conta com revestimento protetor especial por toda a superfície, exclusivo das picapes da marca, e iluminação de LED na lateral e no alto.

O espaço interno é o generoso característico da marca.

Por dentro, o espaço generoso comum à marca. As portas contam com acabamento emborrachado, elas e o painel de instrumentos são revestidos em couro e a iluminação interna é em LED. O assento traseiro é bipartido e pode ser levantado, com um nicho para objetos e uma plataforma dobrável que pode tornar o piso completamente plano.

A lista de equipamentos é excelente, para um veículo de 2008, mas não para um de 2022. De série, ela vem com itens esperados para um modelo deste porte, como ar-condicionado digital dual zone e saída para a traseira, bancos dianteiros com ajustes elétricos, memória para o motorista, aquecimento e ventilação e traseiros laterais com aquecimento e central multimídia com tela de 8,4 polegadas e conexão com fio para smartphones.

Na Night Edition, o acabamento é em preto e na cor da carroceria.

Ela ainda vem com chave sensorial, partida remota, quadro de instrumentos com seis mostradores e tela digital TFT de sete polegadas, estribos laterais fixos, pedais do acelerador e freio com regulagem elétrica de distância, sistema de som premium Alpine, tapetes de borda elevada, tomada de 110V no painel e volante com aquecimento.

Na parte da segurança, equipamentos básicos, como piloto automático, seis airbags, assistente de partida em rampa, controles de tração, estabilidade, de oscilação de reboque  e de mitigação de rolagem da carroceria, freios a disco nas quatro rodas com Brake Assist (que aproxima as pastilhas em caso de chuva) e luz de circulação diurna e lanternas em LED.

Ram Classic.

Ou seja, nada de carregador por indução para celulares, conexão sem fio com a central multimídia, teto solar, faróis em LED (são projetores) ou auxiliares e assistentes de direção, como alerta de frenagem, monitoramento de ponto cego ou ainda um piloto automático adaptativo.

1/30Ram Classic.Ram Classic.Ram Classic.Ram Classic.Ram Classic.Ram Classic.Ram Classic.Ram Classic.Ram Classic.Ram lança moda e apresenta “carro velho” como novo com a Classic. Fotos: Ram.Ram Classic.Ram Classic.Ram Classic.Ram Classic.Ram Classic.Ram Classic.Ram Classic chega ‘menos cara’ que a Toyota Hilux GR-S. Fotos: Ram.Ram Classic.Ram Classic.Ram Classic.Ram Classic.Ram Classic.Ram Classic.Ram Classic.Ram Classic.Ram Classic.Ram Classic.Ram Classic.Ram Classic.Ram Classic.