Ram apresenta a 1500 Limited, a picape mais cara do Brasil
A nova versão supera a irmã maior, a 3500 Longhorn, e chega custando R$ 70 mil a mais que a opção esportiva Rebel
Ao falar de qualquer produto da Ram, utilizar o termo “exagerado” não é nada demais. Tudo que envolve a marca do bode é superdimensionado, afinal, a americana é especializada em picapes gigantes. O mais recente lançamento da montadora não foge à regra, mas o exagero da vez nem é no tamanho, mas no preço, hiperinflacionado.
A montadora finalmente revela os detalhes e inicia as vendas da nova versão da 1500, a Limited. A nova configuração da ainda linha de entrada da montadora – a Classic, apesar de aqui não levar o nome, também é uma versão da 1500, mas da geração anterior –, enquanto a picape média não é apresentada, chega por salgadíssimos R$ 529.990.
O valor é o mesmo da picape que detinha o “título” de mais cara à venda no Brasil, a irmã maior da 1500, a 3500 na versão Longhorn, mas a gigante das gigantes perdeu o posto para a configuração – ainda – mais cara da novidade, a Limited Night Edition e seus absurdos R$ 539.990.
Mesmo custando mais de meio milhão e chegando por R$ 70 mil a mais que a Rebel (a versão esportiva da 1500) e impressionantes R$ 83 mil mais cara que a 2500 Limited, a Ram afirma que mais de 500 unidades foram comercializadas apenas no primeiro dia de vendas da picape.
Como falamos, tudo que envolve a Ram é superdimensionado e com a 1500 Limited não é diferente. Assim como a Rebel, ela utiliza o poderoso motor V8 5.7 Hemi de 400 cavalos e 56,7kgfm de torque movido à gasolina. A caixa de força está alinhada ao câmbio automático de oito velocidades e tração 4×4 com sistema Auto.
Com o novo modo, a picape se transforma em um veículo com tração integral, já que ele distribui a força nas quatro rodas automaticamente sempre que necessário, inclusive no asfalto. Há ainda os modos clássicos de tração, como o 4×4 High e 4×4 Low com reduzida.
Outra novidade, esta inédita em todo o segmento de picapes, não só entre os modelos da Ram, é a suspensão a ar Active-Level. Presente nos dois eixos, ela tem controle automático ou por um comando no painel ou pela chave, que permite utilizar os cinco modos que modificam a relação da altura de solo da caminhonete.
No “Normal”, ela fica na altura padrão para uso corriqueiro, com 211mm de altura do solo. O “Aero” baixa a suspensão em 15mm automaticamente acima de 100km/h. O “Off-road 1” eleva o vão livre para 241mm e o “Off-road 2” para 262mm. Por fim, o “Park”, que facilita o embarque e desembarque no veículo, deixando a picape a 159mm do chão.
Além de todos estes recursos, a Active-Level é autonivelante. Sempre que o sistema detecta carga ou um trailer, usa a pressão do ar para realinhar a suspensão para a altura normal. Sem falar que no modo “Off-road 2”, os ângulos de entrada, saída e de transposição de rampa aumentam para 23,5°, 23° e 20,5º, respectivamente.
Como é de se esperar de um veículo de mais de meio milhão de reais, a 1500 Limited é muito bem equipada. Ela vem com wi-fi embarcado, painel de instrumento 100% digital com tela de 12 polegadas, head-up display, espelho retrovisor interno digital, central multimídia também com display de 12 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, navegação embarcada, som premium da Harman Kardon e nove portas USB.
Ela ainda vem com chave sensorial, partida remota, volante com regulagem de altura e profundidade e aquecimento, bancos aquecidos e ventilados sendo os dianteiros com ajustes elétricos e os traseiros reclináveis em até 8°, assoalho traseiro plano, teto solar panorâmico, estribos elétricos automáticos, pedais de acelerador e freio com regulagem elétrica de distância, duas tomadas 115V e saída de ar para a traseira.
Na parte da segurança, câmera 360º, piloto automático adaptativo com stop & go, frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, controles de estabilidade, tração e mitigação de rolagem da carroceria, seis airbags, park assist semi autônomo, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, assistente de permanência na faixa de rodagem, auxiliar de partidas em rampas e faróis adaptativos em LED.
Como de costume da marca, a caçamba é um caso à parte, ela vem com tampa multifuncional (tem dois modos de abertura), degrau de acesso retrátil exclusivo, divisor de caçamba, iluminação interna em LED, capota marítima e compartimentos Rambox impermeáveis com trava, 107 litros de capacidade, luz interna e tomada de 115V.
A diferença entre cada versão fica pelo acabamento externo. A Limited usa e abusa do cromado. O material brilhante é visto nos para-choques dianteiro e traseiro, gancho de reboque, capa do espelho retrovisor, moldura das janelas, emblemas e ponteira do escapamento.
Já a Night Edition, como outras picapes na Ram, troca o acabamento cromado pela pintura preta e na cor da carroceria. Nela, faróis e lanternas têm máscara negra e o capô é esportivo. As molduras das janelas, ganchos de reboque, emblemas, rodas e ponteiras do escapamento são em preto, enquanto grade e capa do retrovisor vem em preto brilhante e os para-choques tem a mesma pintura da carroceria.
Nas duas, o interior é idêntico. O acabamento interno é em preto, com volante, painel de instrumentos, console central e painel de porta com revestimentos em madeira, couro genuíno e apliques em alumínio.
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