Primeiras impressões Chevrolet Blazer EV: a modernização de um nome

A marca finalmente apresenta o utilitário elétrico no Brasil, que conta com uma nomenclatura para lá de conhecida por aqui

São Paulo (SP) – Na indústria automotiva, ao batizar um veículo novo, é comum as marcas buscarem inspiração em nomes do passado, ou até mesmo repeti-los. As vezes, em modelos que em nada se parecem, como a Mitsubishi com o Eclipse Cross, reutilizando a nomenclatura do clássico esportivo, e da picape Ford Maverick, com o mesmo batismo do pony-car brasileiro. 

Algo que também vem sendo comum nos últimos tempos, é utilizar a mesma nomenclatura com algum acréscimo, em modelos completamente diferentes, para direcionar a um irmão mais famoso, casos recentes de Toyota, com Corolla e Corolla Cross, e Ford, com Mustang e Mustang Mach-E. Nos dois casos, SUVs reutilizando nomes de sucesso.

É a quarta vez que a Chevrolet utiliza o nome Blazer em um de seus veículos.

Mas nenhuma marca parece gostar tanto de um nome específico como a Chevrolet de “Blazer”. Nascido como um SUV derivado da picape S10, o termo já foi utilizado com o pré-nome “Grand”, em um utilitário grande baseado na Silverado e, atualmente, está presente na nomenclatura do atual SUV feito a partir da picape média, o Trailblazer.

Não satisfeita em já ter utilizado o nome duas vezes (três se contarmos o Trailblazer), a marca da gravata resolveu reviver a nomenclatura, ao batizar o primeiro modelo da nova era eletrificada da montadora como Blazer EV. O SUV elétrico acaba de ser apresentado oficialmente no Brasil e já temos as “Primeiras Impressões” sobre o utilitário.

Futurologia

Apresentado no Brasil, resta saber quanto o SUV custará.

Apesar de ter apresentado oficialmente o SUV por aqui, a Chevrolet não revelou o preço do utilitário, que será divulgado apenas em setembro, quando as vendas começam. A versão que vem para cá é a topo de linha RS. Em um exercício de futurologia, observando o valor do modelo nos Estados Unidos, o Blazer EV deveria ficar na casa dos R$ 350 mil por aqui.

Vale lembrar que ele é produzido no México e, por conta dos acordos bilaterais entre os dois países, não paga imposto de importação. A marca enxerga como um dos concorrentes o BMW iX1, que está nesta faixa de preço. Assim, há uma expectativa real de que ele não supere os R$ 400 mil, se for além disso, será muito caro.

Elegante e fluido

O SUV tem um porte robusto, elegante e com linhas fluidas.

O Blazer EV inaugura uma nova era para os veículos elétricos da Chevrolet. Ao contrário do período anterior, os novos modelos, como o SUV, contam com visual bem mais ousado e agressivo e, em nada, se parecem com o primeiro, e até o segundo, Bolt, por exemplo.

O novo utilitário se destaca por linhas esportivas e agressivas. A dianteira tem uma grande peça em preto brilhante que faz a vez da grade frontal, mas apenas no visual, dando um ar moderno ao SUV. Os faróis são belamente esculpidos, com filetes luminosos que ligam as duas peças a gravata, logo da marca. 

De desenho diferente, as rodas parecem tiradas de um veículo conceito.

As gigantescas rodas, aro 21, tem um desenho interessante, muito semelhante a de veículos conceitos. As laterais contam com grandes vincos, apontando o lado esportivo do SUV, que tem um ar alongado, graças a coluna C mais larga e a “invasão” das lanternas, que têm um formato de “T” bem fora do comum. 

O interior do Blazer tem uns pontos curiosos. O grande destaque é a dobradinha das gigantes telas, de 17,7 polegadas na central multimídia e 11 polegadas no painel de instrumentos, que têm o mesmo formato visto recentemente em outros modelos da marca, como S10, Trailblazer e Spin, só que bem maiores. O teto solar panorâmico também se destaca.

O espaço interno do utilitário é generoso, o banco traseiro leva três adultos com certo conforto.

Outro ponto interessante, ainda mais para um veículo 100% elétrico, é o console central elevado, onde tem o apoio de braço e o porta-copos. O comum neste tipo de veículo é uma área mais livre, tanto que a alavanca do “câmbio” está na coluna de direção. Chama a atenção também às saídas de ar, que remetem a turbinas de jatos.

Como um veículo premium, o acabamento é bem-feito, com materiais de alta qualidade, sem qualquer tipo de rebarba ou peças mal encaixadas. Na traseira, mesmo três adultos conseguem viajar com certo conforto, claro que dois é o ideal, mas mesmo com carga completa não há muito aperto. O porta-malas leva bons 436 litros.

Para lá de interessante

Entre os itens, destaque para as gigantes telas, somando 28,7 polegadas.

O Blazer EV chega ao Brasil como veículo mais tecnológico e completo da história da Chevrolet por aqui. A lista de equipamentos conta com o que há de melhor na marca, inclusive, com itens raros de se ver e até inéditos em veículos sem ser de luxo.

Entre os itens pouco usuais, o SUV vem com bancos traseiros com aquecimento, retrovisor interno com câmera (repetindo a Silverado), ignição automática (basta entrar no veículo com a chave que ele já está ligado e, para desligá-lo, é só sair e fechar as portas) e partida remota, algo incomum em veículos elétricos, mas que serve para climatizar a cabine.

O banco traseiro conta com aquecimento, portas USB-C e ventilação.

Além disso, ele conta com bancos dianteiros aquecidos, ventilados e com regulagens elétricas, carregador sem fio para smartphones, ar-condicionado dual zone com saída para a traseira, abertura elétrica da tampa do porta-malas, som Bose, wi-fi embarcado, cinco portas USB, volante aquecido, head-up display e a central multimídia com conexão sem fio para smartphones via Android Auto e Apple CarPlay.

Na parte da segurança, oito airbags, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, crepuscular e de chuva, alertas de colisão frontal, de tráfego cruzado traseiro e dianteiro, e de abertura de porta com detecção de ciclista, monitoramento de ponto cego, alerta de pressão dos pneus, faróis full LED, frenagem automática, auxiliar de permanência em faixa, câmera 360º e freio de estacionamento eletrônico.

Força elétrica

Apesar do foco não ser a esportividade, o SUV tem uma direção divertida.

Um ponto interessante do conjunto mecânico eletrificado do Blazer EV é que a tração dele é traseira, ou seja, a força dos 347 cavalos e 44,8kgfm do motor de elétrico está toda no eixo de trás, o que permite uma condução mais esportiva, apesar deste não ser exatamente o foco do SUV, o que garante uma aceleração de zero a 100km/h em bons 5,8 segundos.

Parte da apresentação do utilitário foi realizada na pista da Fazenda Capuava, um autódromo particular na região de Campinas, no interior de São Paulo, onde tivemos o primeiro contato com ele. Como falamos, apesar de não ser um veículo de pegada esportiva, ele se mostra com uma direção bem divertida. 

O motorista tem o SUV de quase 2,5 toneladas sempre a mão.

Mesmo para um utilitário de quase duas toneladas e meia, ele acelera de forma firme, com saída forte e segura. As curvas, ao menos na pista, são feitas de uma forma que a carroceria não rola, com o volante sempre nas mãos do motorista. Estes detalhes mostram que, claramente, o SUV realizará qualquer manobra com o mínimo esforço possível.

Como é uma pista fechada, não é possível ter a percepção de como ele se comportará na rua, principalmente na parte da suspensão. Mas mesmo passando firme por cima das zebras, o conjunto atuou bem, não repassando os solavancos propositais para a cabine. Os gigantes freios a disco nas quatro rodas trabalham de forma primorosa também.

Detalhes eletrificados

Até a lista de equipamentos eletrificados do SUV é interessante.

O Blazer EV conta com um equipamento já considerado comum em veículos elétricos, o “One Pedal”, mas que no SUV é diferente do usual. O sistema que otimiza a regeneração de energia para a bateria e freia o veículo apenas tirando o pé do acelerador, tem três níveis de calibração. No estágio de recuperação intensa, é praticamente possível conduzir sem pressionar o pedal do freio, pois a desaceleração é controlada pelo gerador.

Falando no sistema elétrico, a bateria tem imponentes 102kWh, o que garante uma autonomia de impressionantes 481 quilômetros pelo padrão do Inmetro, que neste primeiro contato não foi possível medir. Para o carregamento, o SUV tem capacidade de até 22kW em pontos AC e de 190kW em DC. Com isso, em um carregador de alta velocidade, a Chevrolet afirma ser possível repor 80% de carga em menos de 40 minutos.

A opinião do Diário Motor

Chevrolet Blazer EV.

Quando testamos o Bolt EUV, o último modelo da linha elétrica anterior da Chevrolet, afirmamos que o futuro eletrificado da marca seria interessante, pelo que ele havia evoluído. A chegada do Blazer EV apenas confirma nossas previsões. O novo SUV é mais que interessante, mostra uma evolução clara da marca, não só pela eletrificação, mas pelos equipamentos presentes nele.

De visual imponente, por dentro e por fora, conjunto mecânico elétrico forte e bem calibrado e uma lista de equipamentos super moderna e tecnológica, o Blazer EV se mostra uma opção forte para quem busca um SUV premium de porte médio, seja eletrificado ou não. Resta saber o preço, para afirmar se valerá, ou não, a compra! 

Ficha Técnica

Motor: elétrico

Potência máxima: 347cv 

Torque máximo: 44,8kgfm 

Autonomia: 481 quilômetros

Direção: elétrica

Suspensão: independente nos dois eixos 

Freios: a disco nas quatro rodas

Porta-malas: 436 litros

Dimensões (A x L x C x EE): 1.650 x 1.982 x 4.884 x 3.094mm 

Preço: não revelado

1/24Chevrolet Blazer EV.Chevrolet Blazer EV.Chevrolet Blazer EV.Primeiras impressões Chevrolet Blazer EV: a modernização de um nome (fotos: Geison Guedes/DP e GM).Chevrolet Blazer EV.Chevrolet Blazer EV.Chevrolet Blazer EV.Chevrolet Blazer EV.Chevrolet Blazer EV.Chevrolet Blazer EV.Chevrolet Blazer EV.Chevrolet Blazer EV.Chevrolet Blazer EV.Chevrolet Blazer EV.Chevrolet Blazer EV.Chevrolet Blazer retorna em grande estilo, tecnológico, moderno e elétrico (fotos: GM).Chevrolet Blazer EV.Chevrolet Blazer EV.Chevrolet Blazer EV.Chevrolet Blazer EV.Chevrolet Blazer EV.Chevrolet Blazer EV.Chevrolet Blazer EV.Chevrolet Blazer EV.

*Viagem a convite da Chevrolet.