Primeiras impressões Chevrolet Blazer EV: a modernização de um nome

A marca finalmente apresenta o utilitário elétrico no Brasil, que conta com uma nomenclatura para lá de conhecida por aqui

São Paulo (SP) – Na indústria automotiva, ao batizar um veículo novo, é comum as marcas buscarem inspiração em nomes do passado, ou até mesmo repeti-los. As vezes, em modelos que em nada se parecem, como a Mitsubishi com o Eclipse Cross, reutilizando a nomenclatura do clássico esportivo, e da picape Ford Maverick, com o mesmo batismo do pony-car brasileiro. 

Algo que também vem sendo comum nos últimos tempos, é utilizar a mesma nomenclatura com algum acréscimo, em modelos completamente diferentes, para direcionar a um irmão mais famoso, casos recentes de Toyota, com Corolla e Corolla Cross, e Ford, com Mustang e Mustang Mach-E. Nos dois casos, SUVs reutilizando nomes de sucesso.

É a quarta vez que a Chevrolet utiliza o nome Blazer em um de seus veículos.

Mas nenhuma marca parece gostar tanto de um nome específico como a Chevrolet de “Blazer”. Nascido como um SUV derivado da picape S10, o termo já foi utilizado com o pré-nome “Grand”, em um utilitário grande baseado na Silverado e, atualmente, está presente na nomenclatura do atual SUV feito a partir da picape média, o Trailblazer.

Não satisfeita em já ter utilizado o nome duas vezes (três se contarmos o Trailblazer), a marca da gravata resolveu reviver a nomenclatura, ao batizar o primeiro modelo da nova era eletrificada da montadora como Blazer EV. O SUV elétrico acaba de ser apresentado oficialmente no Brasil e já temos as “Primeiras Impressões” sobre o utilitário.

Futurologia

Apresentado no Brasil, resta saber quanto o SUV custará.

Apesar de ter apresentado oficialmente o SUV por aqui, a Chevrolet não revelou o preço do utilitário, que será divulgado apenas em setembro, quando as vendas começam. A versão que vem para cá é a topo de linha RS. Em um exercício de futurologia, observando o valor do modelo nos Estados Unidos, o Blazer EV deveria ficar na casa dos R$ 350 mil por aqui.

Vale lembrar que ele é produzido no México e, por conta dos acordos bilaterais entre os dois países, não paga imposto de importação. A marca enxerga como um dos concorrentes o BMW iX1, que está nesta faixa de preço. Assim, há uma expectativa real de que ele não supere os R$ 400 mil, se for além disso, será muito caro.

Elegante e fluido

O SUV tem um porte robusto, elegante e com linhas fluidas.

O Blazer EV inaugura uma nova era para os veículos elétricos da Chevrolet. Ao contrário do período anterior, os novos modelos, como o SUV, contam com visual bem mais ousado e agressivo e, em nada, se parecem com o primeiro, e até o segundo, Bolt, por exemplo.

O novo utilitário se destaca por linhas esportivas e agressivas. A dianteira tem uma grande peça em preto brilhante que faz a vez da grade frontal, mas apenas no visual, dando um ar moderno ao SUV. Os faróis são belamente esculpidos, com filetes luminosos que ligam as duas peças a gravata, logo da marca. 

De desenho diferente, as rodas parecem tiradas de um veículo conceito.

As gigantescas rodas, aro 21, tem um desenho interessante, muito semelhante a de veículos conceitos. As laterais contam com grandes vincos, apontando o lado esportivo do SUV, que tem um ar alongado, graças a coluna C mais larga e a “invasão” das lanternas, que têm um formato de “T” bem fora do comum. 

O interior do Blazer tem uns pontos curiosos. O grande destaque é a dobradinha das gigantes telas, de 17,7 polegadas na central multimídia e 11 polegadas no painel de instrumentos, que têm o mesmo formato visto recentemente em outros modelos da marca, como S10, Trailblazer e Spin, só que bem maiores. O teto solar panorâmico também se destaca.

O espaço interno do utilitário é generoso, o banco traseiro leva três adultos com certo conforto.

Outro ponto interessante, ainda mais para um veículo 100% elétrico, é o console central elevado, onde tem o apoio de braço e o porta-copos. O comum neste tipo de veículo é uma área mais livre, tanto que a alavanca do “câmbio” está na coluna de direção. Chama a atenção também às saídas de ar, que remetem a turbinas de jatos.

Como um veículo premium, o acabamento é bem-feito, com materiais de alta qualidade, sem qualquer tipo de rebarba ou peças mal encaixadas. Na traseira, mesmo três adultos conseguem viajar com certo conforto, claro que dois é o ideal, mas mesmo com carga completa não há muito aperto. O porta-malas leva bons 436 litros.

Para lá de interessante

Entre os itens, destaque para as gigantes telas, somando 28,7 polegadas.

O Blazer EV chega ao Brasil como veículo mais tecnológico e completo da história da Chevrolet por aqui. A lista de equipamentos conta com o que há de melhor na marca, inclusive, com itens raros de se ver e até inéditos em veículos sem ser de luxo.

Entre os itens pouco usuais, o SUV vem com bancos traseiros com aquecimento, retrovisor interno com câmera (repetindo a Silverado), ignição automática (basta entrar no veículo com a chave que ele já está ligado e, para desligá-lo, é só sair e fechar as portas) e partida remota, algo incomum em veículos elétricos, mas que serve para climatizar a cabine.

O banco traseiro conta com aquecimento, portas USB-C e ventilação.

Além disso, ele conta com bancos dianteiros aquecidos, ventilados e com regulagens elétricas, carregador sem fio para smartphones, ar-condicionado dual zone com saída para a traseira, abertura elétrica da tampa do porta-malas, som Bose, wi-fi embarcado, cinco portas USB, volante aquecido, head-up display e a central multimídia com conexão sem fio para smartphones via Android Auto e Apple CarPlay.

Na parte da segurança, oito airbags, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, crepuscular e de chuva, alertas de colisão frontal, de tráfego cruzado traseiro e dianteiro, e de abertura de porta com detecção de ciclista, monitoramento de ponto cego, alerta de pressão dos pneus, faróis full LED, frenagem automática, auxiliar de permanência em faixa, câmera 360º e freio de estacionamento eletrônico.

Força elétrica

Apesar do foco não ser a esportividade, o SUV tem uma direção divertida.

Um ponto interessante do conjunto mecânico eletrificado do Blazer EV é que a tração dele é traseira, ou seja, a força dos 347 cavalos e 44,8kgfm do motor de elétrico está toda no eixo de trás, o que permite uma condução mais esportiva, apesar deste não ser exatamente o foco do SUV, o que garante uma aceleração de zero a 100km/h em bons 5,8 segundos.

Parte da apresentação do utilitário foi realizada na pista da Fazenda Capuava, um autódromo particular na região de Campinas, no interior de São Paulo, onde tivemos o primeiro contato com ele. Como falamos, apesar de não ser um veículo de pegada esportiva, ele se mostra com uma direção bem divertida. 

O motorista tem o SUV de quase 2,5 toneladas sempre a mão.

Mesmo para um utilitário de quase duas toneladas e meia, ele acelera de forma firme, com saída forte e segura. As curvas, ao menos na pista, são feitas de uma forma que a carroceria não rola, com o volante sempre nas mãos do motorista. Estes detalhes mostram que, claramente, o SUV realizará qualquer manobra com o mínimo esforço possível.

Como é uma pista fechada, não é possível ter a percepção de como ele se comportará na rua, principalmente na parte da suspensão. Mas mesmo passando firme por cima das zebras, o conjunto atuou bem, não repassando os solavancos propositais para a cabine. Os gigantes freios a disco nas quatro rodas trabalham de forma primorosa também.

Detalhes eletrificados

Até a lista de equipamentos eletrificados do SUV é interessante.

O Blazer EV conta com um equipamento já considerado comum em veículos elétricos, o “One Pedal”, mas que no SUV é diferente do usual. O sistema que otimiza a regeneração de energia para a bateria e freia o veículo apenas tirando o pé do acelerador, tem três níveis de calibração. No estágio de recuperação intensa, é praticamente possível conduzir sem pressionar o pedal do freio, pois a desaceleração é controlada pelo gerador.

Falando no sistema elétrico, a bateria tem imponentes 102kWh, o que garante uma autonomia de impressionantes 481 quilômetros pelo padrão do Inmetro, que neste primeiro contato não foi possível medir. Para o carregamento, o SUV tem capacidade de até 22kW em pontos AC e de 190kW em DC. Com isso, em um carregador de alta velocidade, a Chevrolet afirma ser possível repor 80% de carga em menos de 40 minutos.

A opinião do Diário Motor

Chevrolet Blazer EV.

Quando testamos o Bolt EUV, o último modelo da linha elétrica anterior da Chevrolet, afirmamos que o futuro eletrificado da marca seria interessante, pelo que ele havia evoluído. A chegada do Blazer EV apenas confirma nossas previsões. O novo SUV é mais que interessante, mostra uma evolução clara da marca, não só pela eletrificação, mas pelos equipamentos presentes nele.

De visual imponente, por dentro e por fora, conjunto mecânico elétrico forte e bem calibrado e uma lista de equipamentos super moderna e tecnológica, o Blazer EV se mostra uma opção forte para quem busca um SUV premium de porte médio, seja eletrificado ou não. Resta saber o preço, para afirmar se valerá, ou não, a compra! 

Ficha Técnica

Motor: elétrico

Potência máxima: 347cv 

Torque máximo: 44,8kgfm 

Autonomia: 481 quilômetros

Direção: elétrica

Suspensão: independente nos dois eixos 

Freios: a disco nas quatro rodas

Porta-malas: 436 litros

Dimensões (A x L x C x EE): 1.650 x 1.982 x 4.884 x 3.094mm 

Preço: não revelado

1/24Chevrolet Blazer EV.Chevrolet Blazer EV.Chevrolet Blazer EV.Chevrolet Blazer EV.Chevrolet Blazer EV.Chevrolet Blazer EV.Chevrolet Blazer retorna em grande estilo, tecnológico, moderno e elétrico (fotos: GM).Chevrolet Blazer EV.Chevrolet Blazer EV.Chevrolet Blazer EV.Chevrolet Blazer EV.Chevrolet Blazer EV.Chevrolet Blazer EV.Chevrolet Blazer EV.Chevrolet Blazer EV.Chevrolet Blazer EV.Chevrolet Blazer EV.Chevrolet Blazer EV.Chevrolet Blazer EV.Chevrolet Blazer EV.Chevrolet Blazer EV.Chevrolet Blazer EV.Primeiras impressões Chevrolet Blazer EV: a modernização de um nome (fotos: Geison Guedes/DP e GM).Chevrolet Blazer EV.

*Viagem a convite da Chevrolet.