Porta de entrada para a alta cilindrada, Honda apresenta as novas CB 500 X e F
A família 500 foi apresentada no último Salão Duas Rodas e já está disponível na rede da marca
Campos do Jordão (SP) — Grande destaque da Honda durante o Salão Duas Rodas (SDR) em 2019, a família CB 500 já está disponível nas concessionárias da marca. As motocicletas, consideradas porta de entrada para o universo da alta cilindrada da japonesa, partem de R$ 26.900 na F e R$ 28.900 na X.
Apresentada em 2013, a família chega com visual renovado e, mesmo compartilhando motor e chassi, a naked e a crossover estão mais distantes que nunca. Com a F focando o estilo agressivo com grande maneabilidade e a X com maior capacidade aventureira.
O visual foi todo alterado, com novas carenagens. O tanque foi redesenhado e está maior, passando de 16,7 para 17,1 litros. Retrovisores e guidão também são novos, o último, agora é cônico, que na naked garante um visual mais street fighter, e em ambas permite uma tocada mais dinâmica.
Elas ainda ganharam painel com indicador de marchas e fundo blackout, farol Full LED, embreagem deslizante e assistida e sinal de parada de emergência, que aciona o pisca alerta em frenagens mais bruscas acima de 50km/h.
O para-brisa da X está 110mm maior, o que aumenta a área de proteção do piloto. Além disso, o banco foi redesenhado para garantir uma melhor ergonomia. Ela ainda tem nova roda dianteira, de 19 polegadas e suspensão diferenciada, com 150mm de curso (na F é 120mm).
Falando da suspensão, a traseira tem um novo conjunto mola-amortecedor de tubo único, com diâmetro majorado e regulável na pré-carga da mola com cinco posições. Ligado à balança de aço vinculada ao sistema Pro-Link, propicia um curso da suspensão traseira de 119mm na F e de 135mm na X.
Quanto aos freios, o disco dianteiro simples tipo margarida é flutuante, com diâmetro de 320mm na 500F e 310mm na 500X. A pinça de ambas é de pistão duplo. Na traseira o disco tem 240mm de diâmetro e pinça de pistão único. O sistema ABS é de dois canais.
Os dois modelos utilizam o mesmo motor, um bicilíndrico de 50,4 cavalos a 8.500rpm e 4,53kgfm a 6.500rpm. O diâmetro e curso é de 67 x 66,8mm, com capacidade cúbica de 471cm³. A taxa de compressão é de 10,7:1 e o virabrequim tem moentes a 180º.
A caixa de força foi recalibrada, mas não houve ganho de potência. Segundo a Honda, isso se deve ao fato dele ter sido atualizado para atender as diversas exigências de legislação sobre emissões de gases e ruídos pelo mundo. Com isso, a relação peso/potência está melhor na F (3,49kg/cv), porque ela está mais leve, e pior na X (3,63kg/cv), porque ela está mais pesada.
Um eixo equilibrador está posicionado na parte de trás dos cilindros, próximo ao baricentro da moto, visando a redução de vibrações. O câmbio de seis velocidades é, agora, dotado de uma embreagem do tipo deslizante com acionamento assistido. A transmissão final é por corrente vedada tipo 520.
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Viagem a convite da Honda