Porsche apresenta nova versão do 911, a GT3, já confirmada para o Brasil

O esportivo bateu o recorde para modelos de produção com motor aspirado em Nürburgring

A Porsche apresenta mais uma versão para o esportivo 911, a GT3. A sétima geração do icônico 2+2 foi desenvolvida em colaboração com a divisão Motorsport da montadora alemã. Com isso, a tecnologia de corrida foi transferida para um modelo de produção de forma mais consistente do que nunca. O modelo está confirmado para o Brasil, ainda sem preço defindo. 

O layout do eixo dianteiro de braços transversais duplos e aerodinâmica sofisticada, com asa traseira de pescoço de cisne e difusor marcante, originam-se do modelo de corrida GT 911 RSR e o motor boxer de seis cilindros, de quatro litros, de 510 cavalos, é baseado na transmissão do 911 GT3 R, experimentada e testada em corridas de resistência. 

O modelo está confirmando para o Brasil.

O motor acusticamente impressionante de alta rotação também é usado praticamente inalterado no novo 911 GT3 Cup. Segundo a marca, o resultado é uma máquina de condução brilhante, eficiente, impressionante, precisa e de alto desempenho, perfeita para o circuito e excelente para o uso diário.

A capacidade inconfundível do 911 GT3 está na soma de suas características. Com uma velocidade máxima de 320km/h, é ainda mais rápido do que o anterior 911 GT3 RS. Ele acelera de zero a 100km/h em 3,4 segundos. 

O interior segue o mesmo padrão das demais versões.

A Porsche também oferece o novo modelo com uma transmissão manual de seis velocidades para uma experiência de condução particularmente purista. No entanto, para o mercado brasileiro virá apenas a versão com câmbio PDK. 

A aerodinâmica sofisticada se beneficia das experiências obtidas em corridas automobilísticas e gera de maneira significativa maior downforce sem afetar de forma perceptível o coeficiente de arrasto. 

Um dos diferenciais do GT3 é a gaiola de proteção.

Em termos de desempenho, os elementos de asa e difusor ajustados manualmente aumentam significativamente a pressão aerodinâmica para altas velocidades em curvas. Está opção é reservada estritamente para passeios em pistas fechadas. Mas é no autódromo que o GT3 mostra todo o seu potencial. 

Na pista de Nürburgring Nordschleife, o “Inferno Verde”, tradicionalmente a referência para todos os carros esportivos do mundo e, principalmente, da Porsche, estabeleceu-se um recorde impressionante. O 911 GT3 se tornou o primeiro modelo de produção com um motor naturalmente aspirado a quebrar a marca dos sete minutos. 

Ele bateu o recorde em Nürburgring de veículo de produção com motor aspirado.

O piloto de desenvolvimento da marca, Lars Kern, levou apenas 6’59”927 para uma volta completa de 20,8km. A pista mais curta de 20,6km, que anteriormente servia como referência, foi concluída pelo 911 GT3 em 6’55”2. 

Rodando com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 R, disponíveis como item opcional, o novo modelo entregou desempenho consistente ao longo de várias voltas nas mãos experientes do embaixador da marca Porsche, Jörg Bergmeister. Para ele, experiente piloto profissional, é “de longe o melhor carro de produção” que ele já dirigiu no “Inferno Verde”.

A gigante asa traseira pode ser alterada manualmente.

Apesar de uma carroceria mais larga, rodas maiores e características técnicas adicionais, o peso do novo GT3 está no mesmo nível do seu antecessor. Com câmbio manual, pesa 1.418kg, com câmbio PDK, são 1.435kg. 

O capô dianteiro feito de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP), vidros leves, discos de freio otimizados e rodas de liga leve forjadas garantem o controle do peso, assim como a tampa do compartimento do banco traseiro. O sistema de escapamento esportivo leve reduz o peso em pelo menos dez quilos. 

Porsche 911 GT3.

Os “genes” de corrida são expressos em praticamente todos os detalhes do novo 911 GT3. O cockpit está alinhado com a geração atual de modelos. Ele conta com um assistente de mudança de marcha visual com barras coloridas à esquerda e à direita do conta-giros e uma luz de mudança derivada do Motorsport.

Um novo recurso é o display do trajeto, por um botão, os displays digitais à esquerda e à direita do conta-giros central, que chega a 10.000 rotações, são reduzidos a informações como indicador de pressão dos pneus, pressão e temperatura do óleo, nível do tanque de combustível e temperatura da água, que são essenciais ao dirigir no circuito.

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