Porsche apresenta mais uma versão para o 911, a GT3 Touring

O esportivo tem opção de câmbio manual ou PDK automatizado de dupla embreagem

A Porsche apresenta mais uma versão apimentada para o 911, a GT3 Touring. Baseado na nova geração do icônico esportivo, esta é a sétima versão do poderoso GT. Um dos diferenciais do modelo é a opção de escolha do câmbio, que pode ser o manual de seis velocidades ou o PDK automatizado de dupla embreagem de sete marchas. 

O modelo foi apresentado na Europa e já está confirmado para o Brasil, com previsão de desembarcar por aqui ainda neste ano em algum momento do segundo semestre. A marca ainda não divulgou os preços e a data exata que ele estará disponível no país. 

Ao contrário do GT3 “normal”, o Touring não conta com o spoiler fixo.

O nome “Touring” remonta a uma versão do 911 Carrera RS de 1973. Naquela época, o foco estava no design purista do 911 e nos elementos de um interior clássico. A Porsche retomou a ideia em 2017 e, pela primeira vez, ofereceu um pacote Touring para a geração anterior do 911 GT3, o Tipo 991. 

Visualmente, a diferença mais notável no exterior é a ausência do aerofólio traseiro fixo do 911 GT3. O downforce necessário em altas velocidades e ainda mais despojamento são garantidos por um spoiler traseiro retrátil. Outra característica diferente são os frisos decorativos prateados feitos de alumínio anodizado de alto brilho nos vidros laterais. 

O esportivo tem opção de câmbio manual ou automático.

Uma grade na tampa traseira com o logotipo “GT3 Touring” em design exclusivo está localizada sobre o motor. Os frisos e as saídas de escape esportivas são prateadas. Por dentro, o aro do volante, a alavanca do câmbio, a tampa do console central, os apoios de braço nos painéis das portas e as maçanetas são revestidos em couro preto. 

O interior parcialmente em couro apresenta costuras pretas. Os painéis centrais dos bancos são revestidos com tecido preto, assim como o forro do teto. Os apoios de cabeça ostentam a marca Porsche em relevo. As guarnições das portas e os elementos decorativos no painel e no console central são feitos de alumínio escovado escurecido.

A GT3 Touring chega ainda neste ano Brasil.

Para a nova geração do GT3 Touring, a Porsche transferiu a tecnologia das corridas de forma mais sistemática para o modelo de produção. O motor é o consagrado boxer 4.0 de seis cilindros em linha que gera 510 cavalos e 47,8kgfm de torque, baseado no conjunto propulsor do 911 GT3 R testado em corridas de resistência.

Apesar de uma carroceria mais larga, rodas maiores e características técnicas adicionais, o peso do novo GT3 está no mesmo nível do seu antecessor. Ele pesa 1.418kg com a transmissão manual e 1.435kg com a PDK. O capô feito de plástico reforçado com fibra de carbono, a leveza dos vidros e as rodas de liga forjada exemplificam o foco na redução de peso.

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