Pirelli lança o P Zero Trofeo RS, pneu para veículos de alta performance
Destinado ao mercado de super e hiper carros, o novo composto tem raízes no motorsport e é focado na esportividade extrema
A Pirelli apresenta o P Zero Trofeo RS, pneu projetado para veículos de alta performance e pensado para maximizar o uso em pista seca, no Brasil. O composto é caracterizado por um perfil ultrabaixo e por um novo desenho assimétrico de banda de rodagem, que garante alta aderência aliada a frenagem otimizada para garantir consistência e durabilidade.
Segundo a italiana, o novo modelo, homologado para uso on road, permite que o piloto desfrute de toda a performance do veículo para o uso no asfalto, graças ao desenvolvimento de materiais e tecnologias que derivam da experiência da marca no motorsport, como a maior categoria do automobilismo mundial, a Fórmula 1.
O P Zero Trofeo RS nasce como uma evolução técnica que se distingue também pelo seu posicionamento de mercado, sendo projetado como equipamento original de super e hiper carros. Trata-se de um pneu semi-slick desenhado para as montadoras com o objetivo de aprimorar a performance de seus modelos mais esportivos.
Uma série de tecnologias foram aplicadas no desenvolvimento do composto graças à ampla experiência da Pirelli no motorsport mundial. Um exemplo é o “Multi-Compound Tread”, tecnologia que permite que os pneus sejam personalizados para adaptar as características individuais de cada veículo, combinando-as com diferentes pneus do catálogo da italiana.
Outra inovação utilizada foi o “Virtual Geometry Development”, que permitiu avaliar uma série de perfis diferentes de condução por meio da criação de modelos virtuais, com o objetivo de definir a resposta a estes diversos tipos de direção.
De acordo com a Pirelli, o resultado deste trabalho é um pneu com DNA no motorsport, que extrai o melhor do veículo também em um contexto de track day, entregando grande aderência, excelente frenagem no seco, equilíbrio e consistência durante toda a vida útil.
Assim, o P Zero Trofeo RS possibilita que os pilotos cheguem ao limite da pista, oferecendo elevada resistência ao estresse mesmo nas condições mais exigentes, principalmente devido à estrutura interna reforçada e ao design da banda de rodagem.
Além disso, dentre os aperfeiçoamentos mais marcantes dessa nova geração de semi-slicks está a constância do desempenho que permite muitas voltas em pista com o máximo de performance. Possibilita, ainda, uma direção segura mesmo em condições de pista molhada.