Pirelli e Bosch firmam parceria para desenvolver pneus inteligentes

A sinergia combinará a expertise da italiana em modelagem de compostos, com a da alemã em sensores de pressão

A Pirelli e a Bosch firmam acordo de desenvolvimento conjunto. Segundo as duas empresas, o objetivo é criar em parceria novas soluções baseadas em software e funções de condução, graças a sensores integrados nos pneus, também conhecidos como “in-tyre sensors”. 

Para os condutores, isto significa uma maior segurança, conforto e sustentabilidade, bem como uma melhor dinâmica de condução. A italiana e a alemã afirmam que compartilham a visão de trabalhar a longo prazo e têm a intenção de explorar juntas uma lógica aprimorada de computação de sinais de pneus como entrada potencial para controladores dinâmicos aprimorados de veículos.

O Pirelli Cyber Tire é o primeiro sistema do mundo baseado em pneus com sensores integrados, que coletam dados e os transmitem ao veículo para serem processados em tempo real. 

A Bosch já desenvolveu um aplicativo ESP especificamente adaptado aos pneus Pirelli, em um projeto conjunto inicial com a fabricante de hipercarros Pagani. A tecnologia “Pirelli Cyber Tyre” no Utopia Roadster transmite informações importantes sobre os compostos para a unidade de controle do ESP. 

De acordo com a marca, Isso permite o uso ideal das propriedades individuais e do desempenho dos pneus, proporcionando maior segurança e condições de direção personalizadas.

Para a nova parceria, como fornecedora global de tecnologia e serviços, a Bosch contribui com sua expertise em nível de sistema hardware e software, para a cooperação de desenvolvimento. A alemã também é líder em tecnologia de sensores MEMS (Micro-Electro-Mechanical Systems) e desenvolve e fabrica sensores de pressão dos pneus usando o padrão “Bluetooth Low Energy” (BLE). 

Ao fundir essa expertise com as tecnologias de dispositivos in-tyre da Pirelli (hardware e software, algoritmos e modelagem de pneus) será possível coletar, processar e transmitir dados de pneus em tempo real, para fornecer parâmetros para o sistema de controle eletrônico do veículo, usando BLE com consumo de energia muito baixo. A italiana e a Bosch agora pretendem explorar a tecnologia MEMS da alemã para aplicações em pneus.