Para tentar fazer frente ao Jeep Compass, Toyota apresenta o Corolla Cross

O novo utilitário é mais um SUV médio da marca, o primeiro fabricado no Brasil

Desde que apresentou a nova geração do Compass no Brasil, inclusive feito por aqui, a Jeep lidera com folga a categoria dos SUVs médios. Para se ter uma ideia, em 2020, ele fechou o ano com quase o dobro da soma de todos os rivais. Entre eles, um modelo da Toyota, o RAV4. Vendo que a “luta” está desigual, a japonesa apresenta mais um representante da categoria, o Corolla Cross. 

O nome, claramente inspirado no sedã mais vendido do mundo, busca atrair uma atenção que o Compass tem apenas para ele. Para isso, além de apresentar outro utilitário médio, a Toyota aposta em um modelo feito no Brasil (o RAV4 é produzido na Argentina) e com conjunto mecânico híbrido flex, mas não plug-in, ou seja, não dá para carregar na tomada. 

O modelo chega para tentar fazer frente ao rei da categoria, o Jeep Compass.

Para tentar fazer frente ao líder absoluto Compass, o Corolla Cross chega ao mercado brasileiro com as mesmas características do irmão sedã. São cinco versões, duas opções de motorização e um pacote de tecnologia de segurança de ponta. 

Os preços, olhando bem para a categoria e o atual patamar de valores no Brasil, até que começa interessante, em R$ 139.990 e chega em R$ 183.990. Resta saber por quanto tempo esses preços durarão, já que a nova geração do RAV4 chegou por aqui há menos de dois anos por R$ 165.990 e já está custando surreais R$ 266.990.

Motorização

O diferencial do Corolla Cross é a opção de motorização híbrida.

O Corolla Cross está longe de ser o primeiro SUV híbrido do mercado brasileiro, a própria Toyota já tem o RAV4, mas ele é pioneiro em ser fabricado no Brasil. Além disso, ele é também o primeiro a ter sistema eletrificado em conjunto com um motor a combustão flex, que roda tanto com gasolina, quanto com etanol, o mesmo do Corolla.  

Além do conjunto híbrido, ele contará com o ultrapassado motor 2.0 aspirado de 177 cavalos, quando abastecido com etanol (na gasolina são 169 cavalos) e 21,4kgfm de torque com ambos os combustíveis. Para se ter uma ideia, dos principais SUVs médios do mercado, apenas um ainda não conta com motorização turbo, justamente o líder Compass, mas que recebe um novo propulsor turbinado ainda este ano. 

As versões de entrada utilizam o ultrapassado motor aspirado de dois litros.

A transmissão das versões aspiradas é a direct shift de 10 marchas, a mesma do sedã, um câmbio automático do tipo CVT mas com uma primeira marcha mecânica, que auxilia, segundo a marca, nas arrancadas e saídas de velocidade, a direção é sempre elétrica. 

O sistema híbrido também é o mesmo do irmão sedã. O Corolla Cross conta com um sistema de três motores, sendo o a combustão um 1.8 de 101/98 cavalos e 14,5kgfm de torque. Os outros dois elétricos geram 72 cavalos e 16,6kgfm, como não atuam em separado, a potência não é somada, mas combinada, apesar da Toyota não ter divulgado os números em conjunto.

A marca garante que o conjunto híbrido tem bom consumo de combustível.

Além disso, o SUV não é plug-in, ou seja, não carrega na tomada. A bateria híbrida de níquel-hidreto metálico, localizada embaixo do banco traseiro, é carregada pelo motor a combustão e pelos sistema de freios, que é regenerativo, utiliza a energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma em elétrica.

Na questão do consumo, segundo avaliação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o Corolla Cross híbrido tem média 13,9km/l na estrada e 17km/lna cidade quando abastecido com gasolina. Com etanol, o modelo roda 9,6km/l na estrada e 11,8km/l na cidade.

As versões

Serão cinco versões, sendo uma série especial de lançamento.

Apesar de todas as semelhanças com o irmão sedã, as versões do Corolla Cross receberam outros nomes. Ao todo, serão quatro e uma especial de lançamento, chamada de Special Edition, limitada em 1.200 unidades e baseada na topo de linha. 

A de entrada é a XR 2.0 Flex (R$ 139.990), ela vem com display digital de 4,2 polegadas no painel de instrumentos, ar-condicionado digital com saída para a traseira, três portas USB, sensor crepuscular, luz de circulação diurna, central multimídia com tela de oito polegadas e conexão com smartphones, sete airbags, câmera de ré, controles de tração e estabilidade, auxiliar de partida em rampa e sensor de estacionamento traseiro. 

O visual de todas é idêntico, como o irmão sedã, o Corolla.

A XRE, ainda flex, (R$ 149.990) ganha parte do acabamento em couro, abertura das portas e partida do motor com chave sensorial, piloto automático, retrovisor interno eletrocrômico, faróis e lanternas em LED, borboletas no volante, sensor de chuva e a câmera de ré ganha linhas de projeção. 

Primeira opção híbrida, a XRV Hybrid (R$ 172.990), além da motorização, recebe farol alto automático, monitoramento de ponto cego, alerta de colisão com auxiliar de frenagem de emergência, piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa e sensor de estacionamento dianteiro.

A topo de linha tem interior com acabamento claro.

Por fim, a topo de linha é a XRX Hybrid (R$ 179.990), ela ganha acabamento em couro com partes em bege, display de sete polegadas no painel de instrumentos, o ar-condicionado passa a ser de duas zonas, banco do motorista com regulagem elétrica, iluminação ambiente e teto solar elétrico. 

A edição limitada Special Edition (R$ 183.990), baseada na topo XRX Hybrid, conta com alguns equipamentos exclusivos, além de ser limitada em apenas 1.200 unidades. Ela vem com carregador por indução para celular e alguns acessórios como estribo lateral, soleira nas portas e bandeja do porta-malas.

1/44Toyota Corolla Cross.Toyota Corolla Cross.Toyota Corolla Cross.Toyota Corolla Cross.Toyota Corolla Cross.Corolla Cross XRV Hybrid → R$ 172.990Toyota Corolla Cross. Fotos: Toyota.Toyota Corolla Cross.Toyota Corolla Cross.Toyota Corolla Cross.Toyota Corolla Cross.Toyota Corolla Cross.Toyota Corolla Cross.Toyota Corolla Cross.Toyota Corolla Cross.Toyota Corolla Cross.Toyota Corolla Cross.Toyota Corolla CrossToyota Corolla Cross.Toyota Corolla Cross.Toyota Corolla Cross.Toyota Corolla Cross.Toyota Corolla Cross.Toyota Corolla Cross.Toyota Corolla Cross.Toyota Corolla Cross.Toyota Corolla Cross.Toyota Corolla Cross.Toyota Corolla Cross.Toyota Corolla Cross.Toyota Corolla Cross.Toyota Corolla Cross.Toyota Corolla Cross.Toyota Corolla Cross.Toyota Corolla Cross.Toyota Corolla Cross.Toyota Corolla Cross.Toyota Corolla Cross.Toyota Corolla Cross.Toyota Corolla Cross.Toyota Corolla Cross.Toyota Corolla Cross.Toyota Corolla Cross.