Nissan ampliará investimentos e confirma dois novos SUVs no Brasil

Além dos utilitários, a marca produzirá um novo motor, o primeiro turbo, na planta de Resende, no interior do Rio de Janeiro

A Nissan ampliará o plano de investimento do período 2023 – 2025. Os valores, de acordo com a japonesa, podem chegar a R$ 2,8 bilhões e serão voltados para a produção da segunda geração do Kicks, para um novo SUV ainda não revelado e um inédito motor turbo, tudo na planta de Resende, no interior do Rio de Janeiro.

Com isso, a marca voltará a produzir dois modelos no Brasil. Atualmente, apenas o Kicks é feito por aqui, Versa e Sentra são fabricados no México, enquanto a Frontier é feita na Argentina. O anúncio oficial faz parte do plano global Ambition 2030 da Nissan, dentre eles, o fortalecimento da japonesa por aqui e na América do Sul.

“Guiados pela nossa visão Ambition 2030 e levando em consideração as necessidades e realidades do Brasil e da América do Sul, temos uma estratégia local que garantirá a nossa transformação nos próximos anos. Precisamos demonstrar o nosso compromisso com novas ações para construir uma base sólida e seguirmos evoluindo ainda mais e, assim, contribuir para atingir os nossos objetivos globais”, afirma Makoto Uchida, CEO mundial da Nissan.

O investimento permitirá a instalação de novos equipamentos, ampliações na linha de produção e a evolução de processos no complexo em Resende para permitir a fabricação de dois novos SUVs. O plano também contempla a fábrica de motores. A Nissan montará um inédito propulsor turbo, que será adotado em diversos modelos da marca.

Inaugurado em abril de 2014, o complexo industrial brasileiro da Nissan passará por sua primeira grande evolução e consolidará sua vocação como um hub de exportação. A unidade, que já atende, além do mercado brasileiro, alguns mercados da América do Sul, deve passar a exportar um de seus novos veículos para mais de 20 países.

Como parte desse processo para receber novos produtos, o complexo industrial atua desde 2022 em dois turnos, o que gerou, na época, a contratação de mais 578 novos funcionários. A Nissan ampliará a presença de parceiros no entorno de sua unidade. Quatro novos fornecedores já confirmaram que se instalarão junto à fábrica de Resende.