Mini confirma primeiros modelos de nova geração da marca para o Brasil

O inédito Countryman SE ALL4 e o repaginado Cooper S serão os primeiros a desembarcar por aqui, ainda neste ano

A Mini começou a atualizar a atual gama de veículos da marca. A nova geração da britânica contará com modelos inéditos e atualizações e a montadora acaba de confirmar os primeiros que desembarcarão no mercado brasileiro, ainda neste ano.

As primeiras novidades serão o inédito Countryman SE ALL4, a versão puramente elétrica do SUV da montadora britânica, e um repaginado Cooper S, a opção esportivada do clássico hatch com motorização à combustão.

“A nova família Mini é feita sob medida para todo mundo. O novo Countryman totalmente elétrico, o maior modelo da nova linha de veículos Mini, cresceu consideravelmente em relação ao anterior e já está preparado para a era de mobilidade elétrica localmente livre de emissões. Será o primeiro Mini fabricado na Alemanha e oferece o mais alto nível possível de sustentabilidade na produção”, afirma Mike Peyton, vice-presidente da Mini América.

Como o próprio nome indica, o Countryman SE ALL4 além de elétrico, conta com tração integral. São dois motores que, juntos, geram ótimos 313 cavalos e 50,3kgfm de torque. Estes números fazem o modelo sair do zero para os 100km/h em apenas 5,6 segundos, a velocidade máxima é de 180km/h. A bateria tem 66,45kWh de capacidade.

O desenho da cabine é o mesmo para os dois modelos.

O Countryman pode ser carregado em corrente alternada de 22kW. Em estações super rápidas, de 130kW, ele leva 30 minutos para ir de 10% a 80%. Um ponto interessante é que, pela navegação ativa do carro, ao se encaminhar para uma estação de carga rápida, o veículo garante que a bateria de alta tensão atinja antecipadamente a temperatura ideal para um carregamento eficiente, o que reduz o tempo.

Ambos os modelos chegarão com interior renovado e seguem com o conceito “Charismatic Simplicity”, também adotado no visual externo. O design do painel remete ao estilo elegante e minimalista do Mini clássico, com um painel de instrumentos atraente e um volante pequeno para a sensação de kart característica da Mini. 

Mini Coyntriman SE ALL4.

“Manteremos em nosso portfólio versões com powertrain 100% elétricos e outros com motor à combustão, conferindo ao cliente a escolha do que desejar, sempre mantendo o conhecido ‘Go-Kart Feeling’ e, claro, o design marcante da Mini”, completa Mike Peyton.

O Cooper S conta com o potente motor 2.0 turbo reconfigurado. Agora, a caixa de força gera 204 cavalos e 30,5kgfm de torque, o que garante uma aceleração de zero a 100km/h em 6,6 segundos. 

Além desses dois, a Mini confirma que terá outras novidades ainda em 2024, que não foram reveladas no momento. No entanto, certamente uma delas será o novíssimo Aceman.

1/6Mini Cooper S.Mini Cooper S.Mini confirma primeiros modelos de nova geração da marca para o Brasil (fotos: Mini).Mini Cooper S.Mini Coyntriman SE ALL4.Mini Coyntriman SE ALL4.