Mini comemora 65 anos de história em carros pequenos

Criada por Sir Alec Issigonis, a marca britânica chegou a América Latina apenas em 2002 já sob tutela da alemã BMW

Em 1956, o engenheiro automotivo Alec Issigonis – mais tarde celebrado como cavaleiro da coroa britânica pela rainha Elizabeth II – recebeu a missão de criar um novo automóvel para a então British Motor Corporation (BMC), o modelo precisava ser compacto e com foco nos passageiros por conta da escassez de petróleo durante a Guerra do Suez. 

Após três anos de desenvolvimento, Issigonis apresentou, em 1959, um dos veículos britânico mais famosos de todos os tempos, o Morris Mini. Assim, há 65 anos nascia um verdadeiro ícone da indústria mundial e que, 10 anos depois, viraria uma marca própria existente até os dias de hoje, atualmente sob tutela da BMW.

Mini Classico.

A criação revolucionária de Sir Alec Issigonis é amplamente conhecida em todo o mundo. Seus sucessos tocaram a vida cotidiana de muitas pessoas e famílias que apreciaram e apreciam a essência Mini de espaço interno máximo em uma carroceria compacta, sempre divertida de dirigir e de grande personalidade.

A carroceria de três portas do Mini clássico e do Mini moderno é a mais conhecida e teve um sucesso significativo além da vida cotidiana. O Mini do Rally de Monte Carlo ou o do Rally Dakar tiveram grandes sucessos no automobilismo, assim como os Minis que correram nas 24 Horas de Nürburgring. 

Mini Classico e o moderno Cooper E.

O Mini também é um importante estrela da cultura pop, acompanhando pessoas como Kate Moss, Mr. Bean, Brigitte Bardot e os Beatles. No entanto, ao longo dos 65 anos de história, diversos outros tipos de carroceria existiram, algumas pouco conhecidas do grande público.

Confira algumas versões diferenciadas do clássico Mini:

Traveller ou Coutryman

Mini Traveller.

A primeira variante Coutryman do Mini clássico foi lançada em 1960, sua carroceria era 25 centímetros mais longa que a do três portas e seu peso foi aumentado em 50kg, essa carroceria era destinada a famílias ou a pessoas que precisavam carregar mais bagagem. 

O primeiro Countryman foi oferecido ao público em diferentes versões, como o Austin Mini Countryman, o Austin Seven Countryman e o Morris Mini Traveller. O Countryman e o Traveller apresentavam acabamento em madeira, dando origem ao clássico Mini “Woody” da década de 1960.

Austin Seven Van, Austin Minivan e Morris Minivan

Morris Minivan.

Apenas seis meses após o lançamento do Mini, em agosto de 1959, a BMC lançou a primeira variante de carroceria do pequeno, com o nome de Minivan, em janeiro de 1960. A carroceria foi ampliada em 25 centímetros e combinada com um piso plano e uma seção traseira sem janelas laterais. 

Concebida como um veículo de trabalho, a versão Minivan não tinha acabamento cromado e a grade dianteira era uma seção de chapa metálica estampada e perfurada na cor da carroceria. As versões da Austin e da Morris eram idênticas, exceto pelo emblema da marca.

Austin Seven Pick-up e Austin Mini Pick-up

Mini Pick-Up.

Depois da Minivan, a BMC lançou a Mini Pick-up em janeiro de 1961. A construção da carroceria era idêntica à da van até o pilar B e a nova picape também oferecia uma plataforma de carga generosa. Os dois modelos eram diferenciados apenas por seus emblemas.

Mini Moke

Mini Moke.

Buscando aproveitar o baixo peso e o tamanho compacto do Mini para desenvolver um veículo militar ideal para saltar de paraquedas de uma aeronave, Sir Alec Issigonis desenvolveu uma variante de carroceria aberta com capota conversível que foi batizada de Moke. Embora o modelo tivesse uso militar, sua verdadeira vocação era o uso civil, por exemplo, no campo ou como um veículo ideal para um passeio na praia.

Riley Elf e Wolseley Hornet

Mini Riley Elf.

A BMW também aproveitou a plataforma do Mini para criar variantes luxuosas e elegantes. O Riley Elf e o Wolseley Hornet, baseados no MINI, foram projetados como o topo da linha. O carro, com seu compartimento de bagagem estendido e grade de radiador falsa, bem como o uso extensivo de cromo, dava um ar de elegância. 

No interior, um painel de instrumentos de nogueira granulada de largura total com porta-luvas ladeava o velocímetro central, bem como os medidores de temperatura do óleo e da água. Os bancos de couro sintético e os carpetes grossos que também cobriam os compartimentos das portas aumentavam a sensação de luxo.

Sotaque alemão

Minis da era moderna.

Em 1994, a BMW adquire o Rover Group, conglomerado britânico proprietário de diversas marcas, entre elas a Mini. Mas só em 2000 que a alemã passa a administrar completamente a montadora de carros pequenos e inicia a chamada era moderna dentro da inglesa.

Desde então, não faltaram versões de produção com estilos de carroceria diferentes da tradicional três portas, assim como carros-conceito ou modelos para corridas em pistas e off-road.

Confira algumas das versões diferentes do Mini moderno:

Mini Superleggera Vision 

Mini Superleggera Vision.

Um conceito de carroceria speedster que combinava a influência do design italiano com a tradição automobilística britânica em um modelo de dois lugares conversível.

Mini Challenge

Mini Challenge.

O DNA de competições foi mantido na era moderna, além de versões para ralis, como o John Cooper Works Rally e o John Cooper Works Buggy, o Mini teve uma variante preparada para competir em uma categoria de monomarca, batizada de Challenge.

Mini Inspired by Goodwood

Mini Inspired by Goodwood.

Nestes quase 25 anos de era moderna, a Mini sempre contou com diversas séries especiais e edições limitadas, sempre homenageando algum aspecto da história da marca. Um dos mais famosos é a Inspired by Goodwood (o famoso festival de velocidade inglês), limitada em mil unidades, com acabamentos, materiais e cores autênticas do interior de modelos da irmã superluxuosa, a Rolls Royce.

Mini Paceman Adventure

Mini Paceman Adventure.

Outro conceito, em uma mistura do Mini Pick-Up com o Mini Paceman, foi um projeto dos estagiários do Centro de Treinamento do BMW Group na fábrica de Munique e que cairia muito bem nas ruas, no caso, fora delas, pelo mundo.

Ao longo do tempo, ficou provado que a MINI não tem medo de imaginar e desenvolver múltiplas variantes de modelos. No 65º aniversário da MINI, a nova família MINI com os modelos MINI Cooper, MINI Aceman e MINI Countryman prova mais uma vez que o futuro não está em desacordo com a história de sucesso e a personalidade divertida da MINI.

No Brasil

Mini Cooper.

Enquanto a Mini comemora 65 anos de excelência automotiva, no Brasil são mais de 15 anos. O anúncio da chegada da marca ao país foi feito ainda em 2008, na América Latina ela desembarcou oficialmente em 2002 no México. Nele, “o carro compacto premium famoso em todo o mundo” chegaria ao Brasil em 2009, ainda em tempo para a comemoração dos 50 anos da criação da icônica marca inglesa.

Os primeiros modelos disponíveis no país foram o Cooper, Cooper S e Cooper S Clubman, equipados com câmbio manual ou automático. Ainda em 2009, a família ganhou mais uma carroceria bastante desejada, o Cabrio, lançado em duas versões: o Cooper Cabrio e o esportivo Cooper S Cabrio.

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