Mini celebra os 100 anos de John Cooper, o criador da marca

Nascido em 1923, o lendário engenheiro e fabricante de carros esportivos britânico completaria o 100º aniversário neste ano

Há 100 anos, nascia em Surrey, Inglaterra, John Cooper, que anos depois seria responsável por revolucionar a indústria automotiva mundial ao se tornar um dos mais famosos engenheiro e fabricantes automotivo de todos os tempos ao ser um dos criadores da Mini, uma das mais charmosas marcas de veículos do mundo.

Aos 15 anos, Cooper entrou para a Royal Air Force como aprendiz para trabalhar como fabricante de instrumentos durante a Segunda Guerra Mundial. Seu amor pela mecânica nasceu no negócio de seu pai, Charles Cooper.

Em 1947, Charles e John Cooper fundaram a Cooper Car Company, uma empresa automotiva dedicada ao automobilismo. Um dos primeiros grandes sucessos da Cooper foi na classe de 500cc, a antecessora da atual Fórmula 3. 

John teve a brilhante ideia de instalar o motor entre o motorista e o eixo traseiro, em uma época em que os carros de corrida ainda tinham o motor na dianteira. O sucesso dessa configuração mudou o automobilismo e sua influência se estendeu à Fórmula 1 e às 500 Milhas de Indianápolis.

Ele era amigo íntimo de Sir Alec Issigonis – na época trabalhava na British Motor Corporation – que reconheceu o potencial esportivo desse novo carro pequeno logo no início, quando os primeiros protótipos apareceram na pista. 

Mini Cooper na corrida de Oulton Parki.

Cooper propôs a ideia a Issigonis, e logo recebeu a aprovação da gerência sênior da BMC para desenvolver uma pequena série de mil unidades do “Mini Cooper” com um motor modificado, ampliado para 1.0 litro e oferecendo uma potência máxima de 55 cavalos (o Morris Mini-Minor original tinha um motor de 848cm³ com 34 cavalos).

A resposta à entrada desse carro no mercado em setembro de 1961 foi simplesmente eufórica, com entusiastas de todo o mundo exigindo apenas uma coisa: ainda mais potência. Assim, Issigonis e Cooper aumentaram a capacidade do motor para 1.071cc, elevando a potência do motor para 70 cavalos.

O Mini Cooper S logo provou ser um verdadeiro campeão, e não apenas no asfalto, já que a vitória do piloto finlandês Rauno Aaltonen em uma das categorias no Rally de Monte Carlo de 1963 marcou o ponto de partida para uma série verdadeiramente inigualável de sucessos extraordinários no automobilismo. 

Mini Cooper no Rally de Monte Carlo em 1964.

O ponto alto, é claro, foram as três vitórias gerais no Rally de Monte Carlo em 1964, 1965 e 1967. O Mini com motor Cooper desafiou todas as probabilidades. O sucesso do Mini Cooper foi tão grande que ele se tornou o primeiro modelo britânico a vencer o Campeonato Europeu de Rally.

Mas antes do sucesso da Mini nos campeonatos de rali, Cooper se aventurou, com sucesso, na Fórmula 1 ao criar a Cooper Car Company. Mais uma vez, ele foi visionário ao utilizar bólidos com motor traseiro, algo impensável na época e que hoje é praticamente obrigatório.

Em uma época de equipes de garagem e sem muitas definições entre os times, Cooper foi e voltou algumas vezes na F1, fornecendo carros para outras empresas, além da própria. Tecnicamente, o primeiro GP foi o de Mônaco em 1950, mas que não chegou a correr por conta de um acidente. Ao todo, a Cooper correu 129 grandes prêmios.

Mini Cooper no Rally de Monte Carlo em 1968.

A primeira vitória veio em 1958 com Stirling Moss ao volante, no primeiro GP da temporada, o da Argentina em Buenos Aires. No ano seguinte, com o lendário Jack Brabham, veio o primeiro título, tendo conseguido o bicampeonato em 1960. 

A última vitória na categoria foi em 1967 no GP da África do Sul em Kyalami, com o mexicano Pedro Rodríguez. A Cooper ainda correria a Fórmula 1 por mais dois anos e, coincidentemente, fez a última corrida em Mônaco em 1969 com Vic Elford.

Mini Cooper no Rally de Monte Carlo em 1965.

John Cooper não chegou a ver a fase moderna da Mini. Ele faleceu em 2000 em Worthing, na Inglaterra. No ano seguinte, a empresa firmou uma parceria com o BMW Group, que viria a adquirir de forma oficial a John Cooper Works em 2007, assim como o nome e recursos de desenvolvimento e engenharia da britânica.

A alemã mantém o legado de John Cooper nos modelos da marca. Todo Mini é batizado de Cooper em homenagem ao lendário engenheiro. Além disso, as versões mais esportivas usam o nome da empresa criada por seu filho, a John Cooper Works.