Mini, a marca do ‘Go-Kart Feeling’, celebra 64 anos de história

Em agosto de 1959, o primeiro Mini da história foi apresentado pelo criador da marca, o designer britânico Sir Alec Issigonis

No fim de agosto de 1959, o designer britânico, Sir Alec Issigonis, apresentou ao mundo um modelo que viraria um verdadeiro ícone pop, o Mini Morris. Há época, o modelo era produzido pela British Motor Corporation e fez sucesso como um veículo popular de medidas minimalistas. Sendo o mais famoso de todos, o amarelo do Mr Bean. 

Fora o tamanho diminuto, o Mini contava com um conjunto mecânico de tração dianteira e motor transversal, o que facilitava o design super compacto, o que permitia um maior espaço livre. Com isso, ele contava com cerca de 80% de área do piso disponível para os passageiros ou para bagagem, o que influenciou gerações futuras de carros. 

Além disso, com o extremo sucesso e por ser um veículo pequeno e popular, ele foi considerado o equivalente britânico do contemporâneo alemão Fusca. Um fato curioso é que ambos os modelos desfrutaram de grande popularidade na América do Norte. 

A BMC foi responsável pela produção do carrinho até 2000, quando o grupo BMW adquiriu a companhia britânica e, em 2001, apresentou ao mundo o novo Mini, reinspirado e sob a alcunha de Mk I. Com a chancela da alemã, detentora de outra marca inglesa clássica, a Rolls Royce, ele evoluiu em diversos aspectos e ganhou a terminação “Go-Karting Feeling”.

Em 2008, pela primeira vez, a Mini usou o slogan “condução divertida, zero emissões”. E assim, com o Mini E, o BMW Group estabeleceu um marco no caminho para a mobilidade independente de combustíveis fósseis.

Desde 2017, o Cooper SE Countryman ALL4 tem sido o primeiro Mini em que um sistema de propulsão híbrido plug-in abre a possibilidade da mobilidade puramente elétrica e, portanto, livre de emissões locais, e encanta com sua agilidade esportiva e versatilidade. 

Com o Cooper SE, lançado no mercado global em 2019, a inglesa deu mais uma vez um impulso inovador à mobilidade urbana. O motor elétrico de 184 cavalos, o ajuste do chassi específico do modelo e o baixo centro de gravidade do veículo ajudam o SE a atingir a agilidade típica da marca.