McLaren, Senna e Interlagos, uma combinação que só poderia dar em recorde

Pilotado por Ricardo Mauricio, o superesportivo bate o recorde de volta mais rápida para carros de rua originais de fábrica no circuito

Aos amantes da velocidade, é quase impossível ouvir – ou ler – os nomes McLaren, Senna e Interlagos e não bater um saudosismo. Pois os três se “uniram” novamente na última quarta-feira (31/8) durante o UK Motors Academy Porto Seguros e, claro, com direito a novo recorde. 

Criado em homenagem ao nosso eterno tricampeão, o McLaren Senna é um dos superesportivos mais cobiçados do mundo e, durante o evento promovido pela importadora da marca no Brasil, o piloto Ricardo Mauricio à bordo do britânico, pulverizou o recorde de volta mais rápida do circuito para carros de rua originais de fábrica. 

O superesportivo criado em homenagem ao tricampeão, pulverizou o recorde da pista.

Mauricio e o McLaren Senna pulverizaram o recorde logo na primeira tentativa. O piloto saiu do box, deu uma volta para descobrir os limites do carro e na seguinte obteve o tempo de 1min41s422, 1s6 mais rápido que o recorde anterior, estabelecido neste ano.

Nas tentativas seguintes (seis no total, alternadas com paradas no box) os tempos foram baixando até ser atingida a marca de 1min37s856 na 20ª volta percorrida. Na última saída, o McLaren Senna conseguiu a segunda melhor marca do dia: 1min37s879, apenas 23 milésimos de segundo mais lenta que a volta recorde. No total, foram 25 voltas, incluindo as de instalação e as de retorno aos boxes.

O piloto Ricardo Mauricio fez 25 voltas a bordo do Senna.

O carro estava totalmente original, inclusive equipado com os pneus Pirelli Trofeo R com os quais saiu da fábrica. O Senna permite várias opções de regulagens de asa, eletrônica e outros, mas elas permaneceram inalteradas. A média horária da volta recorde foi de 158,485km/h e a velocidade mais alta (esta, registrada pelo próprio Mauricio ao olhar o painel) foi de 295km/h no fim da reta dos boxes. 

A cronometragem oficial do UK Motors Academy Porto Seguro ficou a cargo da equipe Racing Crono, uma das mais experientes e conceituadas do Brasil. Não por coincidência, é a mesma empresa que registrou o recorde anterior para carros de rua originais em Interlagos.

McLaren Senna em Interlagos.

Com produção limitada a 500 unidades, o Senna é um dos carros de rua mais extremos já produzidos pela McLaren. Seu motor V8 biturbo 4.0 de 800 cavalos e 81,5kgfm de torque permite um desempenho de carro de corrida. Ele sai da imobilidade até os 100km/h em 2,8 segundos, aos 200km/h em 6,8 segundos e até 300 km/h em 18,8 segundos. 

A velocidade máxima é de 335km/h. Toda a estrutura é de fibra de carbono e a carga aerodinâmica gerada pode chegar a 800kg. A unidade pilotada por Mauricio em Interlagos é uma das quatro importadas oficialmente ao Brasil pela UK Motors.

1/7McLaren Senna em Interlagos.McLaren Senna em Interlagos.McLaren Senna em Interlagos.McLaren Senna em Interlagos.McLaren, Senna e Interlagos, uma combinação que só poderia dar em recorde. Fotos: UK Motors.McLaren Senna em Interlagos.McLaren Senna em Interlagos.