Land Rover apresenta linha 2023 do Defender com motor diesel híbrido
O super SUV off-road mantém as duas carrocerias sempre na configuração D300 e ganha duas novas versões
A Land Rover apresenta a linha 2023 do Defender. O super SUV off-road chega ao país com duas novas versões e o inédito conjunto mecânico – em todas as configurações – D300 MHEV, ou seja, motorização diesel aliada a um sistema híbrido leve. Já disponível, o utilitário varia de salgados R$ 708.950 a surreais R$ 800.950.
O Defender recebe a motorização diesel MHEV, já presente no Discovery Sport. Ele utiliza o sistema Mild Hybrid Electric Vehicle (MHEV) que combina um propulsor de 300 cavalos com um alternador que também tem a capacidade de funcionar como motor elétrico.
O alternador usa a rotação do motor para gerar corrente elétrica, e recupera energia quando o carro desacelera, carregando uma bateria de lithium de 48v instalada no veículo. Ao operar como um motor elétrico, ele utiliza essa energia da bateria para dar partida no propulsor pelo start/stop e fornece a assistência de torque necessária para reduzir o consumo de combustível e a emissão de CO2.
O SUV também é equipado com sistema de suspensão a ar e sistema “Adaptative Dynamics”, capaz de monitorar os movimentos do veículo 500 vezes por segundo, e fazer o modelo reagir quase instantaneamente às condições de piso e dirigibilidade, para proporcionar maior controle e conforto ao motorista.
Ele é equipado com o “Terrain Response 2” configurável, sistema de tração inglesa. Motoristas experientes em off-road podem ajustar as configurações individuais para se adequarem perfeitamente às condições do terreno. Já os mais inexperientes podem deixar que o sistema detecte a configuração mais adequada, usando a função automática.
Sua capacidade de transposição em trechos alagados é de até 900mm, sustentada pelo novo “Wade Programme” do sistema “Terrain Response 2”, que garante aos motoristas total confiança para atravessar águas profundas. Ele ainda tem capacidade de carga útil máxima de 900kg, teto estático de até 300kg e reboque de 3.500kg.
Além da nova motorização, a Land Rover modificou as versões do Defender. A opção de entrada permanece a 90 D300 HSE (R$ 708.950), seguida da 110 D300 HSE (725.950). As novas configurações são as 110 D300 X-Dynamic HSE (R$ 743.950) e a topo de linha 110 D300 X (R$ 800.950).
O Defender conta com diversos equipamentos diferenciados, como o “ClearSight Ground View”, o capô transparente, que revela na tela central as áreas normalmente escondidas pelo capô logo à frente das rodas dianteiras. Ele ainda tem alerta de pontos cegos, monitoramento de tráfego traseiro e aviso de veículo ou objeto se aproximando ao abrir a porta por dentro.
Outra novidade é o piloto automático adaptativo, que passa a ser de série em todas as versões. Também como item de série, ele vem com o InControl Telematics, que faz a interface entre a nova tela de 11,4 polegadas da central multimídia com o celular do usuário.
A tecnologia telemática oferece assistência rodoviária e serviços de emergência por meio dos botões bCall e eCall. Os serviços de emergência eCall podem ser acionados por um botão no próprio veículo, protegido por uma tampa para evitar acionamentos acidentais. A diferença entre os dois é a necessidade do cliente, pois o eCall é uma ligação de emergência que aciona o 190.
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