Kia apresenta o Stonic, primeiro SUV compacto híbrido do país
Em uma única versão, o utilitário utiliza sistema MHEV e inaugura a ofensiva de eletrificados da marca
A Kia apresenta o Stonic, o SUV compacto híbrido do país. O modelo, já disponível, inicia a ofensiva eletrificada da marca no Brasil. Em única versão, o utilitário utiliza o sistema MHEV, também conhecido com híbrido leve, e chega por R$ 149.990.
O sul-coreano conta com um motor 1.0 turbo de três cilindros aliado ao MHEV de 48V Smartstream que gera 120 cavalos e 20,4kgfm de torque. O sistema conta ainda com comando de válvulas de duração variável que propicia o modo de condução “velejar”, desligando por completo o propulsor em situação de rodagem plana e, por consequência, maior economia de combustível.
O sistema híbrido também entra em ação quando o veículo encara uma descida, poupando o motor a combustão, ou em subidas, quando o powertrain necessita de mais força, sempre priorizando a eficiência de consumo e menores índices de emissões.
Um ponto interessante do conjunto mecânico é o câmbio. O Stonic utiliza uma caixa automatizada de dupla embreagem de sete velocidades. Aliado ao motor e ao sistema MHEV, segundo dados do Inmetro, ele faz, em média, 13,3km/l na cidade e 13,2km/l na estrada, sempre com gasolina.
No quesito design, o Stonic segue o padrão da Kia, com linhas retas, para-choque frontal agressivo e possibilidade de pintura em dois tons em vermelho ou amarelo, além do clássico preto. O porte está mais perto de um hatch aventureiro do que um legítimo SUV, inclusive, nas dimensões, o utilitário é bem parecido com o Rio e cabine praticamente idêntica.
O Stonic tem 4.140mm de comprimento (75mm maior que o Rio), 1.760mm de largura (35mm a mais), 1.520 de altura (70mm de diferença) e, as dimensões que realmente interessam, entre-eixos e porta-malas, é exatamente igual, com 2.580mm e 325 litros, o que garante ao sul-coreano um dos menores espaços para bagagem da categoria.
A lista de equipamentos do utilitário é bem mediana. Tirando o sistema híbrido, ele não conta com nenhum diferencial ou de destaque. Todos os itens são “obrigatórios” para veículos da categoria e faixa de preço.
Na parte da segurança, são seis airbags, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, piloto automático, freio a disco nas quatro rodas, monitoramento de pressão dos pneus, auxiliar de partida em rampa, luz de circulação diurna em LED, sensor crepuscular e os itens obrigatórios por lei.
De conforto, ele é ainda mais simplório. Ele vem com ar-condicionado digital, um minúsculo display de 4,3 polegadas no painel de instrumentos, chave sensorial para abertura das portas e partida do motor e central multimídia com tela de oito polegadas, conexão com smartphones apenas por cabo via Android Auto e Apple CarPlay e duas portas USB.
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