Kia apresenta a Carnival, com tamanho de ‘kitnet’ e preço de ‘três quartos’
A minivan para até oito pessoas retorna ao Brasil com preço insano e motorização para lá de ultrapassada
A Kia resolveu voltar a comercializar a minivan Carnival no Brasil. O modelo, que recebe o facelift de meio de vida da quarta geração, tem espaço de uma “kitnet” (leva até oito passageiros e impressionantes 627 litros no porta-malas), mas pelo preço de um apartamento de três quartos, saindo por insanos R$ 649.990.
Não bastasse o valor fora da realidade, a Kia insiste em um conjunto mecânico ultrapassado para a Carnival. A minivan volta ao Brasil com o mesmo motor V6 3.5 aspirado de 272 cavalos e míseros 33,3kgfm de torque, aliado a uma transmissão automática de oito velocidades, direção elétrica e suspensão independente nas quatro rodas.
A minivan chega por aqui com três fileiras de bancos e capacidade para até oito ocupantes. As medidas da Carnival são tão grandes quanto o preço, com 3.090mm de entre-eixos, 1.995mm de largura e 5.155mm de comprimento, com um balanço traseiro de 1.130mm. Os mais de 600 litros do porta-malas são garantidos mesmo com todos os assentos ocupados.
Visualmente falando, a minivan está mais alinhada aos SUVs da sul-coreana, com uma grande grade frontal, faróis afilados que tomam as laterais do para-choque e boa parte da linha do capô. As lanternas repetem o estilo, em uma espécie de “L”. A gigante tampa do porta-malas tem abertura elétrica, assim como as portas traseiras deslizantes.
No interior, além do amplo espaço para até oito pessoas, o destaque fica pela peça única que alinha as telas digitais da central multimídia e do painel de instrumentos, ambas com 12,3 polegadas. Um fator curioso é que, em vez de ter um teto panorâmico, ela conta com um solar de abertura dupla, uma na parte frontal e outra para a traseira do veículo.
Entre os equipamentos, destaque para o pacote Adas, que inclui câmera 360°, assistentes para prevenção de colisão frontal com frenagem de emergência e detecção de veículos, pedestres, ciclistas e cruzamentos e traseira com tráfego cruzado, ativo para prevenção de colisão no ponto cego, de farol alto, de centralização e permanência em faixa de rolamento e de saída em segurança, monitoramento de ponto cego e piloto automático adaptativo.
Sensores de estacionamento dianteiro, traseiro e laterais, anti-esmagamento das portas, crepuscular e de chuva, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold, alerta de ocupantes no banco traseiro, luz de circulação diurna, retrovisores interno eletrocrômico e externos rebatíveis e 10 airbags.
Ela vem também com ar-condicionado digital de três zonas, bancos dianteiros com ajustes elétricos e aquecimento, chave sensorial com partida remota, carregador de celular por indução, som premium Bose e as telas digitais, sendo a central multimídia com conexão sem fio para smartphones via Android Auto e Apple CarPlay e três portas USB.
1/8